Leia também:
X Deputado Eduardo Bolsonaro está com Covid-19

STF proíbe ida de missionários a terras indígenas a pedido do PT

Decisão vale durante a pandemia da Covid-19

Thamirys Andrade - 24/09/2021 09h41 | atualizado em 24/09/2021 10h00

Missionários que já estiverem nas tribos não precisarão sair, afirmou Barroso Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso proibiu nesta quinta-feira (23) que missionários religiosos entrem em terras de povos indígenas isolados durante a pandemia da Covid-19. A decisão do magistrado atende parcialmente a um pedido feito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

A entrada de terceiros nessas áreas já estava vedada desde o ano passado, mas o ministro deferiu o pedido para explicitar a proibição das missões religiosas.

– Defiro parcialmente a cautelar para explicitar o impedimento de ingressos de missões religiosas em terras indígenas de povos isolados, com base em seu direito à vida e à saúde, conforme decisão já proferida na ADPF 709 – declarou Barroso em sua decisão.

O ministro assinalou que a determinação vale apenas para novas missões que não estão presentes nesses locais. Os missionários que já estiverem presentes nas tribos poderão permanecer.

– A urgência manifestada pelos requerentes, em sede cautelar, tem estrita relação com o risco de contágio e, nesse sentido, parece se relacionar mais imediatamente com o ingresso de novas missões religiosas, e não com a sua permanência, uma vez que, se elas já se encontravam em tais áreas, já tiveram contato com indígenas, e o dano que poderia ter ocorrido, ao que tudo indica, não se consumou – disse Barroso.

Leia também1 Cristãos são presos por vender Bíblias em áudio, na China
2 Por "propósito de Deus", juíza abre mão de salário de R$ 57 mil
3 Membro da Hillsong Church vence reality e agradece a Jesus
4 Papa Francisco reforça: 'Aborto é homicídio. Quem aborta mata'
5 Bispo se apaixona por autora de livros eróticos e deixa Igreja

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.