Leia também:
X Onyx Lorenzoni rebate jornal O Globo: “Editorial mentiroso”

STF pressiona Congresso para manter próprios salários

Relator Alexandre de Moraes retirou pauta de sessão virtual

Pleno.News - 11/07/2020 20h20

Ministros do STF não querem redução de salários altos Foto: STF/Fellipe Sampaio

Em meio à crise econômica desencadeada pelo novo coronavírus, o STF (Supremo Tribunal Federal) tem pressionado o Congresso para preservar o próprio salário e evitar a aprovação da redução dos rendimentos e de jornada de trabalho de servidores públicos.

A corte, inclusive, fez questão de declarar, nesta semana, a inconstitucionalidade de artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que permitia a diminuição de vencimentos do funcionalismo como alternativa para enfrentar problemas financeiros.

Além do lobby em favor da própria remuneração, o Supremo também dá demonstrações de que não quer mexer nos chamados penduricalhos da magistratura, os benefícios que engordam o salários dos juízes.

No último dia 23 de março, quando a pandemia já havia sido decretada, a corte retirou de pauta o julgamento que discute se juízes têm direito a licença-prêmio.

O benefício prevê recesso remunerado de três meses a quem prestar cinco anos de serviço. Em alguns casos, servidores que não tiram a licença podem recebê-la em dinheiro ao se aposentar.

A análise do caso havia sido incluída, em 19 de março, na sessão virtual da corte que começaria em 3 de abril. Quatro dias depois, no entanto, o relator da matéria, ministro Alexandre de Moraes, retirou o recurso de pauta.

A redução salarial discutida no Congresso neste ano também preocupava o STF porque mirava os salários mais altos.

O presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, porém, já deixou claro aos presidente da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente, que a corte discorda da medida.

*Folhapress

Leia também1 Toffoli recebeu dinheiro da Odebrecht, diz site
2 CNN demite jornalista por fala sobre HIV e homossexuais
3 Mulher de Queiroz aparece e vai cumprir prisão domiciliar
4 'Querem criminalizar quem apoia o presidente', diz Jordy
5 Queiroz deixa presídio no Rio para cumprir pena em casa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.