Leia também:
X Malafaia manda recado a Ciro e Alcolumbre sobre Mendonça: “Não adianta joguinho sujo”

STF nega pedidos para investigar Paulo Guedes e Campos Neto

Ministro Dias Toffoli afirmou que não é papel do Judiciário pedir abertura de investigação

Paulo Moura - 09/10/2021 16h14 | atualizado em 09/10/2021 16h24

Roberto Campos Neto e Paulo Guedes Foto: Agência Estadão/Fabio Rodrigues Pozzebom

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu arquivar pedidos de investigação contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre companhias existentes no nome dos dois em offshores.

Campos Neto e Guedes ou suas defesas já foram a público dizer que não estão em situação de irregularidade e que a existência das empresas no exterior foi informada aos órgãos competentes – no caso, a Receita Federal e o próprio BC. O pedido de abertura de uma investigação partiu do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e do PDT.

O desejo era o de que a Suprema Corte requisitasse ao procurador-geral da República, Augusto Aras, a abertura das investigações. Nos documentos sobre o caso (um sobre Guedes e outro sobre Campos Neto), Toffoli escreveu que “a Procuradoria-Geral da República, detém, privativamente, a atribuição de promover a ação penal pública.

Assim, para o ministro, esta é uma “atribuição exclusiva” da PGR e que “tampouco cabe ao Judiciário que ‘solicite a abertura de investigação'”. Os despachos salientam que os requerentes podem “apresentar a notícia crime” contra o ministro e o presidente do BC “diretamente à Procuradoria-Geral da República”.

Em live com investidores, realizada na sexta-feira (8), o ministro da Economia comentou espontaneamente sobre o caso pela primeira vez e disse que perdeu dinheiro quando entrou para o governo, afirmação que já fez algumas vezes no passado a jornalistas antes do Pandora Papers vir à tona.

– As offshores são legais, foram declaradas, não houve movimentação para trazer dinheiro do exterior, nem envio de dinheiro para o exterior desde que eu enviei o dinheiro, em 2014 ou 2015. Perdi muito dinheiro vindo aqui (governo), exatamente para evitar problemas. Tudo que estava nas minhas mãos eu vendi a preço de investimento – destacou.

Depois da decisão do STF, sua defesa enviou uma nota à imprensa dizendo que o arquivamento da ação perante o STF “é mais uma demonstração inequívoca de que não há ilegalidade em manter um veículo de investimento no exterior”.

*AE

Leia também1 País europeu pede que celulares da Xiaomi deixem de ser usados
2 MP recomenda aceitação do nome social em RG de menores
3 Escola passa cálculo de cocaína para alunos e revolta pais em GO
4 Podemos já considera Moro o seu candidato à Presidência
5 Mãe de Paulo Gustavo recusa ida à CPI: "Só se eu fosse louca"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.