STF nega ação de Hang contra petista que o chamou de corrupto
Deputado Paulo Pimenta disse que o dono da Havan era um dos melhores símbolos para ilustrar a "elite corrupta e hipócrita do Brasil"
Henrique Gimenes - 18/10/2021 17h29 | atualizado em 18/10/2021 17h46
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu rejeitar uma queixa-crime apresentada pelo empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, contra o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). O empresário decidiu acionar a Corte após declarações feitas pelo parlamentar em 2019, mas o ministro entendeu que a fala do deputado estava protegida pela imunidade parlamentar.
Na ocasião, o petista disse que Hang era uma ilustração da “elite corrupta e hipócrita do Brasil” por dever “centenas de milhões [de reais] ao povo brasileiro”.
– Esse cara ‘tá envolvido em todo tipo de denúncia, de crimes fiscais, de irregularidades de toda ordem – disse o parlamentar em suas redes sociais.
O dono da Havan é um dos melhores símbolos para ilustrar a elite corrupta e hipócrita do Brasil.
Assista ao vídeo e confira mais o que eu tenho a dizer sobre o jatinho do Luciano Hang, que deve centenas de milhões ao povo brasileiro, mas é amigo do Bolsonaro e gosta de esbanjar pic.twitter.com/6nXNVbJifn
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) June 1, 2019
Hang decidiu acionar a Justiça após a publicação do vídeo e acusou o petista de ter cometido injúria. Lewandowski, no entanto, apontou que “as declarações, em tese, publicadas pelo deputado federal em sua rede social, embora contundentes e até mesmo com acidez acentuada, traduzem verborragia que não justifica a subsunção da conduta de um congressista, eleito pelo voto popular, às elementares típicas dos delitos contra a honra”.
O ministro explicou que “não se afigura cabível, à toda a evidência, submeter o deputado federal Paulo Roberto Severo Pimenta às duras consequências de responder a uma ação penal justamente pelo exercício de sua liberdade de manifestação, pois atuou sob a égide da imunidade material a que alude o caput do art. 53 da CF”.
Leia também1 CPI: Hang celebra "recorde de audiência" e agradece o convite dos senadores
2 Luciano Hang ganha 112 mil seguidores após depor na CPI
3 Moraes cobra explicações sobre vídeo de Roberto Jefferson
4 Salim Mattar questiona: 'Se fosse um juiz do STF na capa da IstoÉ?'
5 Supremo forma maioria para negar habeas corpus a Zé Trovão