Leia também:
X Após relatório vazar, Renan fica ‘isolado’ na CPI, afirma jornal

STF nega ação de Hang contra petista que o chamou de corrupto

Deputado Paulo Pimenta disse que o dono da Havan era um dos melhores símbolos para ilustrar a "elite corrupta e hipócrita do Brasil"

Henrique Gimenes - 18/10/2021 17h29 | atualizado em 18/10/2021 17h46

Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan Foto: Divulgação/Havan

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu rejeitar uma queixa-crime apresentada pelo empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, contra o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). O empresário decidiu acionar a Corte após declarações feitas pelo parlamentar em 2019, mas o ministro entendeu que a fala do deputado estava protegida pela imunidade parlamentar.

Na ocasião, o petista disse que Hang era uma ilustração da “elite corrupta e hipócrita do Brasil” por dever “centenas de milhões [de reais] ao povo brasileiro”.

– Esse cara ‘tá envolvido em todo tipo de denúncia, de crimes fiscais, de irregularidades de toda ordem – disse o parlamentar em suas redes sociais.

Hang decidiu acionar a Justiça após a publicação do vídeo e acusou o petista de ter cometido injúria. Lewandowski, no entanto, apontou que “as declarações, em tese, publicadas pelo deputado federal em sua rede social, embora contundentes e até mesmo com acidez acentuada, traduzem verborragia que não justifica a subsunção da conduta de um congressista, eleito pelo voto popular, às elementares típicas dos delitos contra a honra”.

O ministro explicou que “não se afigura cabível, à toda a evidência, submeter o deputado federal Paulo Roberto Severo Pimenta às duras consequências de responder a uma ação penal justamente pelo exercício de sua liberdade de manifestação, pois atuou sob a égide da imunidade material a que alude o caput do art. 53 da CF”.

Leia também1 CPI: Hang celebra "recorde de audiência" e agradece o convite dos senadores
2 Luciano Hang ganha 112 mil seguidores após depor na CPI
3 Moraes cobra explicações sobre vídeo de Roberto Jefferson
4 Salim Mattar questiona: 'Se fosse um juiz do STF na capa da IstoÉ?'
5 Supremo forma maioria para negar habeas corpus a Zé Trovão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.