Leia também:
X Folha diz que pesquisa não deu Haddad eleito, erra e se corrige

STF: Não há interferência na extradição de Allan, diz PGR

Manifestação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes

Henrique Gimenes - 20/12/2021 16h54 | atualizado em 20/12/2021 17h25

Allan dos Santos, fundador do site Terça Livre Foto: Agência Senado/Alessandro Dantas

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que não viu crime de interferência do secretário nacional de Justiça, José Vicente Santini, para tentar impedir a extradição do jornalista Allan. No documento, enviado ao ministro Alexandre de Moraes, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araujo pediu ao ministro que rejeite um pedido de afastamento de Santini do cargo.

O caso em questão trata de uma suposta tentativa por parte de José Vicente Santini de obter documentos referentes à extradição de Allan dos Santos. A medida foi determinada pelo próprio Moraes, que atendeu a uma solicitação da Polícia Federal (PF). De acordo com o ministro, o órgão “apresentou indícios fortes, plausíveis e razoáveis da vinculação do representado Allan Lopes dos Santos à prática de diversos crimes”.

O caso em questão trata de documentos, solicitados por Santini sobre a extradição, que foram negados pela delegada Silvia Amélia, com o argumento de que o processo era sigiloso. Ela acabou sendo exonerada da chefia do departamento.

– O secretário Vicenti Santini apenas soube pela mídia do processo de extradição, o que fatalmente gera desconforto porque, sendo um fato de repercussão, não soube responder as perguntas de jornalistas. Assim nada mais natural que chamar os servidores responsáveis pela condução técnica do feito, para se inteirar do assunto – disse a subprocuradora.

Em sua decisão, Lindôra Araujo também rejeitou um suposto crime de investigação criminal por parte de Santini. A suspeita foi levantada pela delegada Denisse Ribeiro, da PF, responsável pelo investigação sobre o inquérito das fake news.

Leia também1 Allan rebate Noblat: 'Não estou em paz. Estou livre dos tiranos'
2 "Doeu no coração ver Daniel Silveira preso", diz Bolsonaro
3 Devido a Moraes, Allan aciona Comissão de Direitos Humanos
4 Bolsonaro critica decisões de Moraes: "Isso é democracia?"
5 Ministro diz que delegada faltou com a verdade no caso Allan

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.