Leia também:
X Deputada chama Arthur do Val de idiota e filho de chocadeira

STF: Moraes manda a PF ouvir o ex-ministro Weintraub de novo

Intenção é esclarecer informações ditas por Weintraub sobre o ministro Ricardo Lewandowski, do STF

Henrique Gimenes - 09/03/2022 15h21

Ministro Alexandre de Moraes, do STF Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) ouça mais uma vez o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub. A medida foi tomada porque dois depoimentos contradizem uma versão apresentada por Weintraub sobre a tentativa de compra de uma casa sua que teria sido feita pelo ministro Ricardo Lewandowski, do STF.

A decisão de Moraes é do dia 3 de março e foi publicada no sistema do STF nesta quarta-feira (9).

O ex-ministro depôs à PF no início de fevereiro após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A investigação trata de uma entrevista dada por Weintraub onde teria concedido “informações falsas acerca da atuação do STF e de condutas relacionadas a um de seus membros”. Na ocasião, ele revelou que Lewandowski havia tentado adquirir um imóvel de sua propriedade localizada em um condomínio em São Paulo.

O próprio ministro, no entanto, rebateu a declaração de Weintraub na época e explicou que havia visitado outras unidades no condomínio.

Em sua decisão, Moraes apontou que “os registros de entrada no condomínio, encaminhados à autoridade policial pela própria defesa indicam, de modo incontroverso, as unidades visitadas pelo ministro no condomínio, não havendo qualquer referência ao imóvel do ex-ministro”.

“Diante do exposto, considerando que o conteúdo fraudulento das declarações por ele prestadas era facilmente verificável, determino à Polícia Federal que proceda à nova oitiva de Abraham Weintraub, no prazo máximo de 5 (cinco) dias, com a finalidade de esclarecer o objetivo das declarações feitas na entrevista de 17/1/2022”, afirmou o ministro.

Leia também1 Lewandowski nega interesse em comprar casa de Weintraub
2 Weintraub revela à PF que Lewandowski tentou comprar sua casa
3 STF autoriza extradição de mafioso italiano preso no Brasil
4 Silas Malafaia: “Desconfio que Moraes está sem serviço”
5 Moraes dá 5 dias para governo explicar ida de Carlos B. à Rússia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.