Leia também:
X Marinho sobre sócio de Sidônio: “Não dá para naturalizar absurdo”

STF: Moraes assume relatoria de ação sobre operações em favelas

Ministro pediu parecer da PGR sobre manifestação do Conselho Nacional de Direitos Humanos após ação policial no Rio de Janeiro

Pleno.News - 28/10/2025 21h39 | atualizado em 29/10/2025 10h44

Ministro Alexandre de Moraes, do STF Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu temporariamente a relatoria da ação judicial sobre operações em favelas. Nesse processo, a Corte determinou medidas ao governo do Rio de Janeiro para reduzir a letalidade policial no estado.

Em seu primeiro despacho, Moraes pediu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), em até 24 horas, sobre manifestação apresentada pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) pedindo diligências da Corte após a operação policial no Rio de Janeiro, que resultou em 64 mortes.

O CNDH pediu ao Supremo a adoção de medidas complementares e urgentes de monitoramento e fiscalização para cumprir as determinações estabelecidas pela Corte diante da operação policial mais letal da história do Rio.

O caso era relatado pelo ministro Luís Roberto Barroso, que antecipou sua aposentadoria neste mês. Ele herdou a ação quando o ministro Edson Fachin – relator original – assumiu a presidência do Supremo, no final de setembro.

A substituição segue regra prevista no regimento interno da Corte para os casos em que a relatoria fica vaga. Moraes ficará responsável pelo caso até o sucessor de Barroso tomar posse.

– O relator é substituído pelo revisor, se houver, ou pelo ministro imediato em antiguidade, dentre os do Tribunal ou da Turma, conforme a competência, na vacância, nas licenças ou ausências em razão de missão oficial, de até 30 dias, quando se tratar de deliberação sobre medida urgente – diz a regra.

A figura do revisor foi extinta e só era aplicada em ações penais.

*AE

Leia também1 'Postura vergonhosa", afirma Lindbergh sobre governador do RJ
2 Consulado dos EUA no Rio emite alerta de segurança
3 Cláudio Castro: "Não é mais crime comum, é narcoterrorismo"
4 Ação no RJ: Alckmin tem reunião de emergência com ministros
5 Rapper Oruam se manifesta sobre operação policial no Rio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.