Leia também:
X Datena anuncia pré-candidatura à Presidência em 2022

STF: Marco Aurélio se aposenta hoje, após 31 anos como ministro

Magistrado foi o mais longevo da história da Corte

Thamirys Andrade - 12/07/2021 12h25 | atualizado em 12/07/2021 13h03

Marco Aurélio de Mello foi indicado pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Marco Aurélio de Mello encerra nesta segunda-feira (12) a sua história no Supremo Tribunal Federal (STF), aposentando-se após 31 anos no cargo. A data também marca a chegada dos 75 anos do magistrado, idade limite para a permanência na Suprema Corte.

Marco Aurélio de Mello chegou ao posto em 1990, por indicação de seu primo, o até então presidente Fernando Collor de Mello. O ministro se tornou o mais longevo da história do STF, ficando três dias a mais do que Celso de Mello, aposentado em 2020.

Durante o período no cargo, Marco Aurélio de Mello viu seis presidentes assumirem o poder e chegou a comandar interinamente o Executivo nas ausências simultâneas do titular, do vice, do presidente da Câmara dos Deputados e do presidente do Senado Federal.

A saída de Marco Aurélio de Mello marca o fim do prazo de espera solicitado pelo presidente do STF, Luiz Fux, para que o presidente Jair Bolsonaro indique o sucessor daquele miistro. O chefe do Executivo prometeu, em diversas ocasiões, que escolheria um evangélico para ocupar a vaga deixada por Mello na Suprema Corte.

Nesta segunda-feira, Bolsonaro se reúne com o advogado-geral da União e pastor presbiteriano André Mendonça, cotado para assumir a cadeira deixada por Mello. A agenda do presidente também prevê um encontro com o ministro da Justiça, Anderson Torres. O nome indicado pelo presidente como novo ministro do STF terá de passar pelo crivo do Senado.

Leia também1 Veja a vida pregressa dos "supremos": Marco Aurélio
2 Aziz diz que Pacheco prorrogará CPI da Covid esta semana
3 "Eleição vai haver, garanto", diz Mourão após falas de Bolsonaro
4 Bolsonaro: Controles governamentais impediram compra de Covaxin
5 Ao lado de Malta, Bolsonaro diz: "Só Deus me tira daqui"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.