Leia também:
X Damares vê censura em exclusão de vídeos sobre Lula e aciona TSE

STF “manda” União compensar perda de ICMS para MG, RN e AC

Decisão liminar foi concedida pelo ministro Gilmar Mendes

Pleno.News - 20/08/2022 17h02 | atualizado em 22/08/2022 11h55

Ministro Gilmar Mendes, do STF Foto: EFE / Joédson Alves

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu medidas cautelares, na sexta-feira (19), determinando que a União compense as perdas de ICMS dos estados de Minas Gerais (MG), Rio Grande do Norte (RN) e Acre (AC) já a partir deste mês. No fim do mês passado, o STF já havia dado liminares semelhantes a São Paulo (SP), Alagoas (AL), Maranhão (MA) e Piauí (PI).

As decisões recentes do STF obrigando a União a compensar mensalmente as perdas de estados com a redução das alíquotas do ICMS já têm um impacto estimado em mais de R$ 10 bilhões no segundo semestre deste ano, de acordo com fontes da equipe econômica. O custo para o Tesouro Nacional pode ultrapassar a casa dos R$ 20 bilhões, se todos os governos estaduais conseguirem cautelares semelhantes.

A redução das alíquotas do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações – com a fixação de um teto entre 17% e 18% – foi aprovada pelo Congresso por meio da Lei Complementar 194, que entrou em vigor no dia 23 de junho.

A medida é uma das bandeiras da campanha de Jair Bolsonaro (PL) à reeleição, pois levou a uma queda imediata nos preços dos combustíveis e nas contas de luz, levando à deflação registrada em julho e esperada também para agosto.

Pela lei, no entanto, o governo federal é obrigado a compensar os estados quando a perda de receita com o tributo ultrapassar o porcentual de 5%, na comparação com a receita registrada em 2021.

A equipe econômica argumenta que a compensação deve ser feita com base nas receitas de todo o ano e, por isso, o eventual acerto de contas deveria ocorrer apenas em 2023.

Além disso, o Ministério da Economia alega que todos os estados tiveram aumento nominal de arrecadação nos seis primeiros meses de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Com o impacto anualizado, praticamente nenhuma compensação seria necessária.

Após as primeiras decisões liminares favoráveis aos governos estaduais, o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz) disse esperar um efeito cascata com outros governadores conseguindo o mesmo.

De acordo com fontes ouvidas pelo Estadão, a maior parte do impacto das sete liminares diz respeito a São Paulo. Minas Gerais – que também teria direito a uma compensação maior – já não estava pagando nenhuma parcela da dívida com a União devido outra liminar do STF no âmbito do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) dos estados.

Mesmo com impactos menores nos demais estados, a avaliação no Ministério da Economia é de que as cautelares são “muito ruins”. De qualquer maneira, o impacto das medidas é apenas financeiro e não deve afetar o resultado primário do governo federal.

*AE

Leia também1 A Justiça já deu um golpe ao soltar Lula, explica Zambelli
2 Jogadora de futsal morre aos 20 anos de hepatite autoimune
3 PF prende homem com quase 1 tonelada de maconha no RJ
4 Dois adolescentes e uma criança morrem em naufrágio no AM
5 Lula compara pedalada de Dilma com motociatas de Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.