STF libera mais 52 presos pelos atos de 8 de janeiro
Ao todo foram liberadas 655 pessoas
Monique Mello - 02/03/2023 13h07 | atualizado em 02/03/2023 13h34

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liberdade provisória a mais 52 presos por envolvimento nos atos de invasão e depredação aos prédios dos Três Poderes, no Distrito Federal. As liberações ocorreram entre esta quarta (1º) e quinta-feira (2).
O ministro Alexandre de Moraes considerou que os denunciados podem responder em liberdade, uma vez que não foram apontados como financiadores ou executores principais dos atos. Outro fator levado em consideração é o fato de os investigados serem réus primários e possuírem filhos menores de idade.
Ao todo, 655 presos pelos atos de 8 de janeiro foram liberados pela Corte. Atualmente, 751 pessoas seguem presas.
As medidas cautelares alternativas à prisão impostas aos investigados libertos incluem a proibição de deixar o local onde moram, assim como o recolhimento domiciliar, durante a noite e aos fins de semana, com o uso de tornozeleira eletrônica. Eles não podem usar as redes sociais, nem se comunicar com outros investigados.
Leia também1 AGU pede a condenação de 42 envolvidos no 8 de janeiro
2 Lula retira Abin de militares no GSI e passa para a Casa Civil
3 Alexandre de Moraes nega liberdade a Anderson Torres
4 Moraes recebe representantes de redes visando regulamentação
5 Total de homicídios no Brasil cai para número histórico em 2022