Leia também:
X Após saber das agressões, mãe de Henry viajou com Jairinho

STF julgará ação que acusa Bolsonaro de genocídio de índios

Ministra Cármen Lúcia pediu para que queixa-crime fosse pautada no plenário virtual

Pleno.News - 13/04/2021 16h48 | atualizado em 13/04/2021 17h07

Presidente Jair Bolsonaro será julgado no STF por suposto genocídio de indígenas e quilombolas Foto: PR/Marcos Corrêa

O Plenário do Supremo Tribunal Federal vai analisar uma queixa-crime apresentada contra o presidente Jair Bolsonaro por suposto crime de genocídio, em razão do veto em um projeto de lei editado para o combate à pandemia da Covid-19. O dispositivo previa o acesso universal à água potável nos territórios indígenas e nas comunidades quilombolas, tradicionais e de pescadores artesanais.

A ministra Cármen Lúcia pediu ao presidente da Corte, Luiz Fux, que o caso fosse incluído na pauta de julgamentos, mas ainda não há data marcada para a discussão.

O pedido de Cármen foi registrado no dia 9 de março, quatro meses depois de a ministra ter determinado, seguindo parecer da Procuradoria-Geral da República, o arquivamento da notícia-crime que foi apresentada à Corte pelo advogado André Magalhães Barros.

O advogado sustentava que Bolsonaro tinha “total consciência de que vetar aos povos indígenas e às comunidades quilombolas o acesso universal à água potável, no meio da pandemia da Covid-19, é crime de genocídio”.

Ao pedir ao STF o arquivamento da queixa-crime, o chefe do Ministério Público Federal, Augusto Aras, sustentou que não havia como concluir que o presidente, quando vetou o dispositivo da Lei 14.021/2020 sobre o acesso à água potável, “fora movido pelo dolo específico do crime de genocídio, consistente na intenção de exterminar grupo(s) humano(s)”.

Segundo o PGR, o veto ocorreu “pelo fato de não ter sido feita a estimativa do impacto orçamentário e financeiro da despesa decorrente da disponibilização de água potável para comunidades tradicionais”.

O advogado André Magalhães Barros recorreu da decisão de arquivamento, argumentando que, considerando o parecer do PGR, havia duas opções para Cármen: seguir a manifestação pelo arquivamento do caso ou submeter a solicitação ao Plenário da Corte.

No recurso, o advogado reiterou as acusações contra o presidente.

– Ninguém sobrevive sem água. Negar aos povos indígenas e comunidades quilombolas o acesso universal à água potável é matar – sustentou.

O caso acabou sendo enviado ao Plenário virtual da Corte, no qual os ministros depositam seus votos eletronicamente, sem as discussões. O julgamento do caso teve início no dia 11 de dezembro, mas três dias depois, o ministro Edson Fachin pediu destaque, enviando o caso para análise dos ministros em sessão que atualmente é realizada por videoconferência, em razão da pandemia de Covid-19.

*Estadão

Leia também1 'O pessoal, em vez de dar força a mim, critica', diz Bolsonaro
2 Gilmar sobre impeachment no STF: "Mecanismo de assédio"
3 CPI da Covid: Pacheco dá 10 dias para líderes indicarem membros
4 STF dá 1 mês para Anvisa avaliar pedido do MA sobre Sputnik V
5 STF pede que Bolsonaro explique fala sobre Forças Armadas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.