Leia também:
X Jornalista critica Lula por pedir avião novo: “Fora da realidade”

STF já tem 3 votos para dar vaga de Deltan a suplente do Podemos

Ministros decidem se a vaga fica com candidato do PL ou com suplente do partido do ex-procurador

Pleno.News - 09/06/2023 09h52 | atualizado em 09/06/2023 09h56

Sessão plenária do STF Foto: STF/Fellipe Sampaio

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou a posição que já havia apresentado em decisão individual e votou no início da madrugada desta sexta-feira (9) para destinar o mandato do ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) ao seu suplente, o economista Luiz Carlos Hauly, também do Podemos. Até as 9h da manhã desta sexta, o posicionamento já tinha três votos favoráveis.

A decisão de passar a cadeira vaga na Câmara para o suplente do Podemos foi acompanhada até o início da manhã desta sexta pelos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. O destino da vaga do ex-procurador da Operação Lava Jato está sendo decidido em uma sessão extraordinária no Plenário Virtual do STF. A votação termina às 23h59 desta sexta.

A posição de Toffoli, Mendes e Moraes contraria o que havia decidido o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que após uma recontagem dos votos anunciou o pastor Itamar Paim (PL) como substituto. Ao cassar o mandato do ex-procurador, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou expressamente que os votos deveriam ser contados a favor do Podemos.

Diante da decisão, o TRE paranaense tinha concluído, no entanto, que nenhum outro candidato do partido ultrapassou a chamada cláusula de desempenho – mínimo de 10% do quociente eleitoral no respectivo estado. Para Toffoli, a regra não se aplica para definir os suplentes. Na mesma linha, Moraes ressaltou o protagonismo dos partidos políticos no sistema de votação proporcional.

Luiz Carlos Hauly foi deputado federal por sete mandatos, entre 1991 e 2019. É economista e foi um dos principais apoiadores da reforma tributária. Ele também foi secretário da Fazenda do Paraná, além de vereador e prefeito de Cambé, cidade paranaense a cerca de 400 quilômetros de Curitiba.

*Com informações AE

Leia também1 Biden comete gafe em encontro com premiê do Reino Unido
2 Dinheiro "esquecido": Mais de 60% do valor não foi resgatado
3 Revista francesa: "Magia" de Lula acabou após Maduro e Zelensky
4 Mendonça sobre Zanin: “Grande jurista” e “pessoa do bem”
5 Vídeo: Cantor brasileiro é abordado pela polícia em Paris

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.