STF: Gilmar libera ação sobre porte de drogas para julgamento
Ministro sugeriu que a ação volte a ser analisada na próxima semana
Pleno.News - 08/08/2023 21h43 | atualizado em 09/08/2023 15h08
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou, nesta terça-feira (8), a ação que discute a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. O decano sugeriu que o julgamento seja retomado a partir da próxima semana, no dia 16 de agosto.
Cabe agora à ministra Rosa Weber, presidente do STF, encaixar o processo na pauta. Ela se aposenta em setembro e só poderá votar se o tribunal der celeridade ao julgamento. O placar até o momento é de 4 a 0 pela descriminalização.
O julgamento foi adiado a pedido de Gilmar Mendes, relator do processo, que já votou, mas se comprometeu a trazer uma tese que viabilize o “consenso básico” entre os colegas. Ele deve fazer ajustes do voto, apresentado ainda em 2015.
Os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes também votaram. Todos defenderam a descriminalização. A divergência até o momento gira em torno da extensão da decisão, ou seja, se deve valer apenas para maconha ou também para outras drogas.
O plenário ainda precisa decidir se vai estabelecer quantidades objetivas para diferenciar usuários de traficantes. Os ministros avaliam que os parâmetros evitariam sentenças divergentes, a depender dos critérios usados por cada juiz, mas não houve acordo sobre qual seria o limite.
*AE
Leia também1 Indicada por Lula, ex-advogada de Dilma é empossada no TSE
2 MP do Rio denuncia Marcius Melhem por assédio sexual
3 CNJ não vê racismo em juíza que citou cor da pele em decisão
4 Saúde: Aumento da obesidade pode justificar infarto em jovens
5 CPI: Ex-militante acusa MST de maus-tratos