STF formaliza ação que tornou Eduardo Bolsonaro réu na Corte
Processo aberto ontem tem o ministro Alexandre de Moraes como relator
Pleno.News - 20/02/2026 16h34 | atualizado em 20/02/2026 18h05

O Supremo Tribunal Federal (STF) formalizou a abertura de uma ação penal contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que, em novembro do ano passado, virou réu pelo crime de coação no curso do processo.
O processo foi aberto nesta quinta-feira (19) e terá o ministro Alexandre de Moraes como relator. Com abertura da ação penal, Eduardo Bolsonaro poderá indicar testemunhas, apresentar provas de inocência e pedir diligências específicas que sejam interessantes para sua defesa.
Após o fim da instrução do processo, o julgamento do caso será marcado, e a Primeira Turma do STF vai decidir se o ex-parlamentar será condenado ou absolvido. Não há data definida para o julgamento.
Em novembro do ano passado, por unanimidade, o STF aceitou denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito que apurou a atuação do ex-parlamentar junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras, a suspensão de vistos de ministros do governo federal e de ministros da Corte. Eduardo está nos Estados Unidos desde fevereiro do ano passado.
No final do ano passado, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu cassar o mandato de Eduardo Bolsonaro.
A decisão foi tomada após ele deixar de comparecer a um terço do total de sessões deliberativas da Câmara dos Deputados, conforme prevê a Constituição. Eduardo Bolsonaro faltou a 56 das 71 sessões realizadas em 2025, equivalente a 79% das sessões.
*Agência Brasil
Leia também1 62% considera que homenagem a Lula foi propaganda antecipada
2 Malafaia lembra seis meses de perseguição de Moraes contra ele
3 PodCrê podcast supera marca de 300 mil inscritos no YouTube
4 Nikolas critica absolvição de homem que teve relação com criança
5 Político acusado de importunação sexual deixa o PT



















