STF encerra nesta segunda oitivas de testemunhas do núcleo crucial
Núcleo inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro
Pleno.News - 02/06/2025 09h49 | atualizado em 02/06/2025 10h43

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerra nesta segunda-feira (2) as oitivas de testemunhas indicadas pelos réus do núcleo crucial da ação por suposta tentativa de golpe de Estado. O último a ser ouvido será o senador Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
Marinho foi indicado para depor pelas defesas do ex-presidente e de Walter Braga Netto. O senador será ouvido a partir das 15h.
Os testemunhos tiveram início em 19 de maio. Até o momento, 51 pessoas foram ouvidas como testemunhas de defesa dos réus do núcleo crucial.
Com o fim do ciclo de oitivas de testemunhas, o STF passará aos interrogatórios do núcleo crucial da suposta tentativa de golpe, que inclui, além de Bolsonaro, políticos próximos ao ex-presidente e militares de alta patente, como Braga Netto (ex-ministro da Defesa e Casa Civil), Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Alexandre Ramagem (ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Almir Garnier (ex-comandante da Marinha), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Mauro Cid (ex-ajudante de ordens da Presidência).
Em paralelo, após os testemunhos, o Supremo passará a ouvir testemunhas indicadas pelos réus dos demais núcleos da ação penal.
*AE
Leia também1 Ex-assessor de Bolsonaro nega ter sido consultado sobre golpe
2 Bolsonaro estava "triste", mas jamais citou golpe, diz Tarcísio
3 Ao STF, Ciro nega que Bolsonaro interveio na transição do governo
4 Valdemar é dispensado de depor como testemunha em ação do 8/1
5 Defesa de Braga Netto quer que Moraes reconsidere prisão