STF é unânime e mantém Manga como prefeito em Sorocaba
Gestor havia sido afastado pelo Tribunal Regional Federal
Kleber Pizão - 11/05/2026 21h02 | atualizado em 12/05/2026 11h59

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que o afastamento do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), é ilegal e o manteve no cargo.
O placar de 5 votos a 0 confirma a decisão liminar que autorizou o retorno do chefe do Executivo municipal à prefeitura no fim de março, após o afastamento temporário determinado anteriormente pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).
Relator do caso, o ministro Nunes Marques votou pela permanência de Manga no comando da administração municipal, entendimento acompanhado pelos ministros Dias Toffoli, André Mendonça, Gilmar Mendes e Luiz Fux.
Os ministros sinalizaram o entendimento de que a medida de afastamento foi desproporcional e destacaram a ausência de evidências concretas que apontem a prática de qualquer ato ilegal por parte do prefeito.
Conhecido nacionalmente pela comunicação próxima com a população, importantes ações públicas e forte atuação nas redes sociais, o prefeito — por vezes chamado de “tiktoker” — segue à frente da Prefeitura de Sorocaba.
— O STF se mostra, mais uma vez, guardião dos direitos políticos e do povo — afirmou Manga após a decisão da Suprema Corte.
Leia também1 Adrilles Jorge é agredido durante manifestação de alunos da USP
2 Presidente da Costa Rica anuncia megaprisão inspirada em Bukele
3 Erika Hilton aciona Justiça contra Tarcísio após ação da PM na USP
4 Presa por 8/1 recorre de decisão de Moraes sobre dosimetria
5 Ator Julio Rocha sai em defesa da marca: "Já tomei banho com Ypê"


















