Leia também:
X Fotógrafo desabafa que sua filha autista foi ‘expulsa’ de igreja

STF e Turma da Mônica lançam campanha contra as fake news

Projeto inclui revista em quadrinhos, vídeos animados e tirinhas para redes sociais

Thamirys Andrade - 16/03/2022 17h19 | atualizado em 17/03/2022 09h51

O Supremo Tribunal Federal (STF) e os Estúdios Maurício de Sousa lançaram, nesta quarta-feira (16), a campanha Turma da Mônica e o Poder Judiciário. O objetivo é explicar a crianças e suas famílias a estrutura judiciária, os direitos individuais e promover o combate a desinformação. O projeto conta com revista em quadrinhos impressa e digital, quatro vídeos animados e 16 tirinhas para redes sociais.

A cerimônia de lançamento ocorreu na Primeira Turma da Corte, com a presença do presidente do STF, ministro Luiz Fux. Na ocasião, ele disse esperar que o material alcance muitas crianças e defendeu que esse tipo de ensinamento deve ser feito já no ensino fundamental.

O material produzido será distribuído às secretarias municipais de ensino para que as escolas trabalhem o conteúdo durante o ano letivo.

– A união desses esforços se faz necessária em razão do contexto em que vivemos, com posições extremadas de pessoas que, ao contrário de exercerem a liberdade de expressão e a crítica construtiva, infelizmente vêm atentando contra a credibilidade das instituições da Justiça, em especial da Suprema Corte – declarou Fux, segundo informações do portal G1.

Fundador da Turma da Mônica, o cartunista Maurício de Sousa discursou no evento por meio de videoconferência. Ele disse que todo o projeto foi feito com “muito carinho e responsabilidade” para ajudar a construir “uma sociedade mais justa e fraterna”.

– Informar de um jeito simples ajuda que se tenha cidadãos cientes de seus direitos fundamentais – assinalou.

O projeto foi produzido também em parceira com a Ajufe (Associação dos Juízes Federais), AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho).

Leia também1 Bolsonaro: "Petrobras poderia ser privatizada hoje"
2 Carteira de estudante com "Fora Bolsonaro" é alvo de polêmica
3 "Teria que ser babá de Bolsonaro e dos filhos", diz Moro
4 Com migração em massa, PL vira a maior bancada da Câmara
5 “Não vamos mais pagar R$ 4 por litro de gasolina”, diz Mourão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.