Leia também:
X Bolsonaro cita crimes de responsabilidade para ‘queda’ de Moraes

STF diz repudiar impeachment de Bolsonaro contra Moraes

No pedido, Jair Bolsonaro afirmou que o ministro do STF “censura jornalistas e comete abusos contra o presidente da República”

Henrique Gimenes - 20/08/2021 20h51 | atualizado em 20/08/2021 20h53

STF diz repudiar impeachment Bolsonaro contra Moraes Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Após o presidente Jair Bolsonaro apresentar ao Senado, nesta sexta-feira (20), um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Corte resolveu se manifestar. Em nota, o STF disse repudiar o ato de Bolsonaro.

O texto afirma que Moraes cometeu “atentados à liberdade de expressão”, “censura jornalistas e comete abusos contra o presidente da República”. Além disso, afirmou que o ministro promoveu uma ruptura do estado democrático de direito com suas ações e que não se pode “tolerar medidas e decisões excepcionais “.

Para o STF, no entanto, o ” Estado Democrático de Direito não tolera que um magistrado seja acusado por suas decisões, uma vez que devem ser questionadas nas vias recursais próprias, obedecido o devido processo legal”.

A Corte ainda manifestou “total confiança na independência e imparcialidade do ministro Alexandre de Moraes” e disse que irá aguardar “de forma republicana a deliberação do Senado “.

Leia a íntegra:

NOTA OFICIAL

O Supremo Tribunal Federal, neste momento em que as instituições brasileiras buscam meios para manter a higidez da democracia, repudia o ato do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, de oferecer denúncia contra um de seus integrantes por conta de decisões em inquérito chancelado pelo Plenário da Corte.

O Estado Democrático de Direito não tolera que um magistrado seja acusado por suas decisões, uma vez que devem ser questionadas nas vias recursais próprias, obedecido o devido processo legal.

O STF, ao mesmo tempo em que manifesta total confiança na independência e imparcialidade do Ministro Alexandre de Moraes, aguardará de forma republicana a deliberação do Senado Federal.

Leia também1 Bolsonaro entrega pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
2 Pacheco: 'Não antevejo critérios para impeachment de ministro'
3 Leia a íntegra do impeachment de Bolsonaro contra Moraes
4 "Estão querendo acabar comigo como se eu fosse bandido"
5 Bolsonaro age para impedir STF de abrir inquérito sem aval do MPF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.