Leia também:
X De férias em Cancún, prefeito de Florianópolis definiu lockdown

STF manda Ministério da Saúde pagar por leitos de UTI em SP

Decisão da ministra Rosa Weber, em caráter liminar, deve ser cumprida de forma imediata

Pleno.News - 28/02/2021 14h35 | atualizado em 28/02/2021 17h56

Ministra Rosa Weber Foto: SCO/STF/Felipe Sampaio

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber concedeu, neste sábado (27), uma liminar em ação ajuizada pela Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) contra o governo federal para a retomada do custeio de 3.258 leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 em São Paulo.

A pedido do governador João Doria, a PGE havia ingressado com ação no dia 10 de fevereiro solicitando a manutenção do repasse que deixou de ser feito pelo Ministério da Saúde a partir de 2021. A PGE ingressou com a ação com base no argumento principal de que “compete à União promover e planejar em caráter permanente e zelar pela saúde de todos os brasileiros”.

A decisão da ministra Rosa Weber, em caráter liminar, deve ser cumprida de forma imediata.

O custo diário de uma UTI Covid é de R$ 1,6 mil. De acordo com nota divulgada pelo governo de SP, em dezembro, o Ministério da Saúde pagava 3.822 leitos de UTI em São Paulo, mas passou a subsidiar o funcionamento de somente 564 leitos neste ano.

Para a Procuradoria Geral do Estado, a decisão do STF “é uma grande vitória para o Estado de São Paulo porque traz luz à gestão sanitária em um momento de severo aumento de internações”.

No último sábado (27), o estado de São Paulo chegou ao número de 7.011 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19.

*Estadão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.