STF define lista tríplice para ministro substituto do TSE
Decisão final será dada pelo presidente Jair Bolsonaro
Henrique Gimenes - 04/05/2022 16h11 | atualizado em 04/05/2022 16h35

Nesta quarta-feira (4), o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu os nomes da lista tríplice que será enviada a Jair Bolsonaro para a escolha de um novo ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A palavra final será dada pelo presidente da República.
Os ministros decidiram indicar André Ramos Tavares, Fabricio Medeiros e Vera Lúcia Santana para compor a lista tríplice. O escolhido de Bolsonaro irá ocupar a vaga aberta após a saída de Carlos Velloso Filho, que pediu para deixar o posto em março por problemas de saúde.
André Ramos Tavares tem doutorado e mestrado em Direito pela PUC-SP. Ele é ex-presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.
Fabricio Juliano Mendes Medeiros é mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB e especialista em Direito Constitucional Processual pela UFS.
Já Vera Lúcia Santana Araújo é ativista da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno e integra a Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e do Grupo Prerrogativas.
O ministro substituto ficará responsável por ações que tratem de propaganda eleitoral para as eleições deste ano.
Leia também1 TSE: Fachin nega ampliar prazo para tirar e regularizar o título
2 Após "pedido" do Itamaraty, TSE “desconvida” Europa das eleições
3 Prazo para regularizar título de eleitor acaba nesta quarta-feira
4 Moraes dá 15 dias para PF emitir relatório que envolve Bolsonaro
5 Site do TSE fica instável a 2 dias do prazo para regularizar título