Leia também:
X Assaltante morre após pular de ônibus em movimento

STF decidirá se Aécio se torna réu por corrupção

Senador mineiro é acusado de receber R$ 2 milhões em proprina

Gabriel Gontijo - 10/04/2018 15h33

Senador afastado Aécio Neves é acusado de corrupção e obstrução de Justiça Foto: Lula Marques/AGPT

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir na próxima terça-feira (17) se recebe denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o torna réu por corrupção e obstrução de Justiça.

A decisão caberá aos ministros Marco Aurélio Mello (relator), Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Rosa Weber.

Caso a maioria aceite a denúncia, Aécio passa a responder ao processo penal na condição de réu e poderá contestar a acusação com novas provas. Só ao final da ação poderá ser considerado culpado ou inocente.

O senador mineiro foi acusado em junho de 2017, em denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR), de pedir propina de R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, dono da J&F, e tentar atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato. Na época da denúncia, o senador negou a acusação e disse ser vítima de armação.

O advogado de Aécio, Alberto Toron, divulgou em nota, nesta terça-feira (10), que o senador foi “vítima de uma situação forjada, arquitetada por criminosos confessos”. Ele também falou que “inexiste crime ou ilegalidade na conduta do senador”.

Além do senador, são acusados pela PGR a irmã dele, Andréa Neves da Cunha, o primo Frederico Pacheco de Medeiros e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrela (MDB-MG).

Leia também1 Lava Jato investiga repasses ao presidente do Senado Federal
2 Temer: "Brasil passa por momento político difícil"
3 Sérgio Moro é ovacionado em aeroporto após prisão de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.