STF confirma condenação de Zambelli por porte ilegal de arma
A Câmara dos Deputados será notificada para iniciar o processo de cassação
Pleno.News - 30/10/2025 19h02 | atualizado em 31/10/2025 10h49

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, nesta quinta-feira (30), o trânsito em julgado da condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por porte ilegal de arma e constrangimento com uso de arma de fogo. A decisão encerra os recursos e permite o início da execução da pena de cinco anos e três meses de prisão.
A condenação está relacionada ao episódio em que Zambelli perseguiu, armada, um homem nas ruas de São Paulo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. O caso foi filmado e gerou forte repercussão política.
Atualmente, a parlamentar está presa na Itália, onde aguarda decisão sobre o pedido de extradição feito pelo governo brasileiro. A prisão no exterior se refere a outro processo, no qual ela foi condenada por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), segundo o STF.
Com o trânsito em julgado, o STF pode comunicar à Câmara dos Deputados para iniciar o processo de cassação do mandato, como prevê a Constituição em casos de condenação criminal definitiva.
Essa é a segunda condenação de Zambelli no Supremo. Em maio, a Primeira Turma da Corte a condenou, junto com o hacker Walter Delgatti Neto, pela invasão dos sistemas do CNJ e falsificação de documentos públicos. A deputada recebeu pena de dez anos de prisão em regime fechado e multa de dois mil salários-mínimos.
Leia também1 Motta diz que PEC da Segurança deve ser votada em dezembro
2 Advogado de Trump elogia Castro e acusa STF de favorecer o crime
3 Cuba faz contato com EUA por ajuda a afetados pelo furacão
4 Lewandowski: PF não participou de ação no RJ porque era questão "estritamente local"
5 Por que comer fruta é melhor do que tomar suco? Entenda



















