STF: Barroso será relator de ação do PSOL e PDT contra Bolsonaro
Partidos acionaram o Supremo após a polêmica sobre a vacina da Covid-19 e a Aids
Henrique Gimenes - 25/10/2021 21h17 | atualizado em 26/10/2021 10h41

O Supremo Tribunal Federal (STF) já definiu quem irá relatar uma ação apresentada pelo PSOL e pelo PDT contra o presidente Jair Bolsonaro. O responsável pela notícia-crime será o ministro Luís Roberto Barroso.
A ação ocorre após a “polêmica” a respeito de uma declaração do presidente sobre a possível relação entre algumas vacinas contra a Covid-19 e a Aids, doença transmitida pelo vírus HIV. Bolsonaro falou no assunto durante sua live na semana passada.
Na ação apresentada ao STF, os parlamentares do PSOL e do PDT apontaram que a declaração de Bolsonaro é um “desrespeito” para com famílias que perderam parentes pela Covid-19.
– O presidente da República mentir sobre a vacinação, utilizando um site conspiracionista e conhecido pelas fake news, além de um ato criminoso, é um absoluto desrespeito para com o país e com as famílias enlutadas – ressaltaram.
Bolsonaro, no entanto, chegou a explicar sua fala na live durante entrevista à rádio Caçula FM, do Mato Grosso do Sul. Ele afirmou que apenas leu uma reportagem da revista Exame.
– Foi a própria Exame que falou da relação de HIV com vacina. Eu apenas falei sobre a matéria da Revista Exame. E, dois dias depois, a Exame me acusa de ter feito fake news sobre HIV e vacina. A gente vive com isso o tempo todo. Se for pegar certos órgãos de impressa, são fábricas de fake news – destacou.
Leia também1 CPI: Renan Calheiros quer banir Bolsonaro das redes sociais
2 STF: Dias Toffoli arquiva ação de governadores contra Bolsonaro
3 STF derruba lei que incluía Bíblia em bibliotecas e escolas públicas
4 Conta de Bolsonaro no YouTube poderá sofrer suspensão
5 STF: Se Mendonça for rejeitado, senadores vão dar "escolha" a Bolsonaro