STF: Barroso fala em “saber a hora de sair” e alimenta especulações
Ministro afirmou que "a vida é feita de ciclos", em meio a rumores sobre aposentadoria antecipada
Pleno.News - 07/10/2025 09h55 | atualizado em 07/10/2025 11h59

Diante das especulações sobre uma possível saída antecipada do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso afirmou nesta segunda-feira (6), durante o XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), na Bahia, que “é preciso saber a hora de sair”, sinalizando uma possível aposentadoria antes do prazo legal.
– A vida é feita de muitos ciclos. A gente deve saber a hora de entrar e a hora de sair – disse Barroso durante o evento.
O ministro passou a presidência do STF ao magistrado Edson Fachin e já havia dado sinais de que poderia antecipar sua aposentadoria.
Embora a saída compulsória de Barroso esteja prevista apenas para 2033, quando completará 75 anos, sua aposentadoria antes do prazo abriria espaço para uma nova indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Corte.
Um dos nomes cotados para a vaga é o do atual advogado-geral da União, Jorge Messias, de 45 anos, considerado um nome alinhado politicamente ao governo. Caso indicado, Messias poderia atuar no STF por até três décadas.
Outros nomes também são mencionados nos bastidores, como o do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
*AE
Leia também1 Saída de Barroso do STF volta a ser cogitada e agita bastidores
2 Barroso diz ter compromisso com Brasil e pode seguir no STF
3 Meditação: Como é o grupo com quem Barroso fará retiro
4 Portas do STF estão escancaradas para Messias, diz Lewandowski
5 Eduardo B. comenta escolha de Rubio para negociações: "Ajuda"



















