Leia também:
X Governo cria rede de gestão de incidentes cibernéticos

STF: André Mendonça tem apoio de ao menos um terço do Senado

Levantamento aponta que nomeação do AGU ao STF possui no mínimo 28 votos favoráveis e 4 contrários

Thamirys Andrade - 19/07/2021 13h16 | atualizado em 19/07/2021 14h38

André Luiz Mendonça foi oficialmente indicado ao STF pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 13 de julho Foto: Folhapress/Fátima Meira

Indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Jair Bolsonaro, o advogado-geral da União, André Mendonça, já conquistou o apoio de ao menos um terço do Senado, segundo aponta um levantamento feito pelo portal UOL entre os parlamentares.

A indicação de Mendonça passará pelo crivo dos senadores em agosto, após o recesso parlamentar. Para a aprovação, são necessários 41 votos favoráveis entre os 81 congressistas. Antes da votação, a indicação deverá passar ainda por uma sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

A pesquisa do portal UOL conseguiu ouvir 60 dos senadores que participarão da votação. Entre eles, 28 declaram que pretendem aprovar a nomeação de Mendonça, 4 planejam rejeitá-la, 13 afirmaram estar indecisos e 15 optaram por não antecipar o voto.

Os votos favoráveis vieram de 11 partidos: Cidadania, DEM, MDB, PL, Podemos, PP, PROS, PSD, PSDB, PSL e Republicanos. Todas as negativas vieram do PT, com exceção do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), que garantiu que votará “100% não”.

– Depois de instalado o maior “toma lá dá cá” dos últimos governos, qualquer um pode ser ministro do STF – declarou.

Mendonça, porém, conta com a aceitação não apenas de parlamentares governistas, mas também de senadores que fazem oposição ao governo Bolsonaro.

– Ele tem um bom currículo jurídico e aporta qualidade ao Supremo. A sua condição de estar no péssimo governo Bolsonaro não lhe retira a capacidade técnica – disse a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

O AGU veio articulando seu apoio por meio de visitas a gabinetes de parlamentares, antes mesmo de ser oficializada a indicação do seu nome à vaga deixada por Marco Aurélio de Mello, ministro aposentado do STF. Segundo o UOL, vários senadores afirmam ter ficado com “boa impressão” acerca de Mendonça após conhecê-lo pessoalmente.

Até o momento, o PT é o único partido abertamente contrário à nomeação do AGU. A sigla possui uma bancada de seis senadores.

A última vez em que o Senado rejeitou uma indicação do presidente da República ao STF foi há 127 anos.

Leia também1 Sergio Moro se refere a Barroso como "grande ministro"
2 Brasil é o país que mais gasta com partidos, aponta estudo
3 Freixo cita temporais na Europa e diz que Bolsonaro é "cúmplice"
4 Arthur Lira articula aprovação da PEC do semipresidencialismo
5 Voto auditável voltará a ser discutido na Câmara em agosto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.