Leia também:
X Mulher confronta ministro Barroso em rua de Nova Iorque

STF: Advogado apresenta HC em favor de manifestantes em QGs

Advogado defende que salvo conduto é necessário para assegurar a liberdade de manifestação, reunião e locomoção

Paulo Moura - 14/11/2022 07h30 | atualizado em 14/11/2022 13h38

Grupo faz manifestação no Rio de Janeiro Foto: SAULO ANGELO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu, neste domingo (13), um pedido de habeas corpus coletivo para todos os manifestantes que protestam próximo a instalações das Forças Armadas contra o resultado das eleições. O pedido foi feito pelo advogado Carlos Alexandre Klomfahs. Ele diz que o salvo conduto é necessário para assegurar a liberdade de manifestação, reunião e locomoção.

Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e as polícias militares estaduais desobstruírem todas as vidas públicas bloqueadas por manifestantes. Ele também mandou multar os donos de carros e caminhões usados para interditar ruas e rodovias em R$ 100 mil por hora.

O advogado afirma que a decisão é inconstitucional e que o “único meio jurídico e republicano de obrigar” Moraes a “concretizar o direito de manifestação” é por meio de uma decisão colegiada. O Plenário do STF já confirmou, em julgamento unânime no plenário virtual, a ordem do ministro para liberar vias públicas bloqueadas.

– Ao Poder Judiciário não cabe usurpar competência do Poder Legislativo, nem atuar como legislador positivo, imiscuindo-se sem fundamento em permissivo constitucional de controle de constitucionalidade abstrato, impondo à sociedade medidas restritivas a direitos constitucionais, sem competência e sem observância dos princípios constitucionais da razoabilidade e proporcionalidade – completa o pedido.

Leia também1 Mulher confronta ministro Barroso em rua de Nova Iorque
2 Urach tem surto e oferece filho em sacrifício, afirma marido
3 Avião que levará Lula ao Egito é de empresário que já foi preso
4 Só um ministro do STF ficou calado em encontro com Lula
5 Público do GP de São Paulo da F1 diz que lugar de Lula é 'na prisão'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.