Leia também:
X Marina Silva não considera chapa com Joaquim Barbosa

STF aceita denúncia e senador Aécio Neves se torna réu

Ele irá responder pelos crimes de corrupção e obstrução de Justiça. Decisão foi por unanimidade dos ministros da 1ª Turma

Henrique Gimenes - 17/04/2018 16h34 | atualizado em 17/04/2018 16h41

STF aceita denúncia e torna o senador Aécio Neves réu por corrupção e obstrução de Justiça Foto: AGPT/Lula Marques

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou, nesta terça-feira (17), tornar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) réu na operação Lava Jato. O placar foi de cinco votos a zero. Ele agora irá responder acusação de corrupção passiva e obstrução de Justiça.

O ministro relator do caso foi Marco Aurélio Mello, que votou por receber a denúncia. Para ele, “há transcrições de conversas telefônicas ligações realizadas pelo senador das quais se extrai que estaria tentando influenciar na escolha de delegados da PF na Operação Lava Jato”. Ele foi acompanhado pelos ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux.

O ministro Alexandre de Moraes também votou por tornar o parlamentar réu pelo crime de corrupção, mas disse não ver indícios na denúncia para o crime de obstrução de Justiça.

Na denúncia, apresentada ainda na gestão do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Aécio Neves é acusado dos crimes de corrupção passiva e tentativa de obstrução de Justiça. O episódio em questão trata do diálogo do parlamentar com o empresário Joesley Batista, em que teria solicitado R$ 2 milhões. Nesta segunda-feira (16), o senador chegou a afirmar que teria “cometido um erro” e não “um crime”.

Além de Aécio, também foram denunciados sua irmã, Andrea Neves, Frederico Pacheco de Medeiros, primo do senador, e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrela (MDB-MG).

Leia também1 Datafolha: Reprovação ao governo Temer chega a 70%
2 Para Raquel Dodge, corrupção no Brasil começa nas urnas

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.