Leia também:
X Ministra afirma que o Brasil é potência agrícola e ambiental

SP: Após polêmica, Janot lança seu livro de memórias

Ex-procurador-geral autografou exemplares de Nada Menos que Tudo

Ana Luiza Menezes - 07/10/2019 21h25 | atualizado em 07/10/2019 21h48

Ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot lança seu livro em SP Foto: Marcelo Chello/Folhapress

Na noite desta segunda-feira (7), o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot autografou exemplares de Nada Menos que Tudo, o livro de memórias feito por ele em depoimento aos jornalistas Guilherme Evelin e Jailton Carvalho. Poucas pessoas formaram uma fila para pegar a rubrica do ex-procurador, na Livraria da Vila, nos Jardins, bairro nobre da capital paulista.

A maioria dos presentes era de jornalistas, seguranças e funcionários da editora Planeta, que editou o livro. Janot chegou atrasado. A sessão de autógrafos foi marcada para as 19h, mas ele sentou-se na cadeira no fundo da livraria 21 minutos depois. Às 19h43, já não havia mais ninguém na fila. Depois, alguns leitores foram chegando a conta-gotas.

Não esteve presente nenhuma grande autoridade do Judiciário ou mesmo do Ministério Público Federal, que ele comandou entre 2013 e 2017.

Essa foi a primeira aparição de Janot após a polêmica envolvendo entrevistas que ele deu para divulgar a obra. Desta vez, ficou calado.

– Hoje é só palavra escrita – limitou-se a dizer.

Ele recusou-se a esclarecer a polêmica causada pela declaração de que planejou assassinar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e se matar em seguida. Teria entrado armado na corte e só não puxou o gatilho porque o “dedo indicador ficou paralisado”, disse à Folha. No livro ele conta o episódio de maneira resumida, sem nomes ou detalhes.

O site jurídico Jota, porém, mostrou que, no dia em que Janot diz ter entrado armado no STF para matar Gilmar Mendes, o então procurador-geral não estava em Brasília, mas em Minas Gerais.
No dia 27 de setembro, Janot foi alvo de busca e apreensão determinada pelo Supremo Tribunal Federal. Também ficou determinado que ele mantenha pelo menos 200 metros de distância dos ministros do Supremo.

Janot também tem é cobrado a explicar por que não denunciou políticos que foram até ele pedir que não investigasse o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ), conforme relatou em seu livro.

O ex-procurador corre o risco de perder sua aposentadoria. O subprocurador da República Moacir de Morais entrou com pedido para que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) investigue sua conduta em razão da declaração sobre Gilmar.

Nesta terça-feira, haverá sessão de autógrafos em Brasília. Pessoas próximas Janot disseram que esperam mais gente na livraria da capital federal.

*Folhapress

Leia também1 Bolsonaro faz reunião sobre as manchas de óleo no Nordeste
2 Advogado citado pelo PCC foi testemunha de Dilma, diz site
3 Lula, Greta e cacique Raoni concorrem ao Nobel da Paz

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.