Leia também:
X Ativista que subiu rampa com Lula diz que ele deve ser cobrado

Sob pressão, Lula sinaliza com possível mudança de ministros

Pastas chefiadas ou indicadas pelo União Brasil estariam na mira das modificações

Paulo Moura - 08/06/2023 13h54 | atualizado em 08/06/2023 14h32

Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/André Borges

Com os problemas recentes de articulação com o Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já estaria sinalizando com a possibilidade de fazer alterações no corpo ministerial de sua atual gestão. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) pelo site R7, que aponta algumas pastas com maior chance de troca.

Segundo o veículo, Lula admitiu nesta semana, durante o café da manhã com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que pode mudar a chefia de alguns ministérios em prol da governabilidade. Na mira das mudanças mais prováveis estariam as pastas do Turismo, Comunicações e Integração, justamente as três chefiadas ou indicadas pelo União Brasil, sigla que não tem mostrado fidelidade ao governo.

Lira, por sua vez, teria deixado claro a Lula que o governo precisa fazer gestos ao Centrão para melhorar a governabilidade. Publicamente, o presidente da Câmara se queixou nesta semana que a Casa ficou sub-representada na estrutura ministerial da atual gestão. O deputado já declarou recentemente que o governo não possui uma base de apoio efetiva para aprovar matérias com tranquilidade.

Se Lula aceita trocar o comando de alguns ministérios para agradar o Centrão, outros, porém, não devem ter seus chefes modificados, apesar do interesse dos partidos de centro. Um desses exemplos é o Ministério da Saúde, atualmente sob o comando de Nísia Trindade, que recebeu elogios do petista nesta quarta (7).

– Eu precisava de alguém mais do que médico, que tivesse a sensibilidade de saber como vive o povo mais humilde. E por que escolhi uma mulher? Porque a mulher sabe tratar dos problemas com mais coragem e dignidade do que o homem – disse.

Para melhorar a relação com o Congresso, segundo o R7, Lula deve organizar mais reuniões com deputados e senadores a partir da próxima semana e diminuir o volume de viagens nacionais e internacionais. Ao veículo, uma fonte do governo revelou que as agendas do petista devem contar com reuniões com parlamentares de diversos partidos e bancadas.

Leia também1 Marcha para Jesus movimenta SP e reúne multidão de cristãos
2 Indonésia: Brasileira escapa da pena de morte e pega 11 anos
3 Após cassação, Podemos convida Deltan para cargo remunerado
4 São Paulo confirma 1° caso de contaminação por superfungo
5 Cuba vai sediar base secreta de espionagem chinesa, diz jornal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.