Leia também:
X Câmara aprova suspensão de ação penal contra Gustavo Gayer

Sindicato ligado a irmão de Lula já perdeu 98% dos filiados

Sindnapi está no centro do escândalo de descontos ilegais do INSS

Paulo Moura - 16/10/2025 10h08 | atualizado em 16/10/2025 12h23

Frei Chico, irmão de Lula Foto: EFE/Sebastião Moreira

No centro do escândalo de descontos ilegais de aposentados e pensionistas do INSS, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) já perdeu cerca de 98% de seus filiados. A entidade tem como vice-presidente o sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico, que é irmão mais velho do presidente Lula (PT).

Dados apresentados em um processo judicial mostram que o número de inscritos que contribuíam com o sindicato despencou de 317 mil para aproximadamente 5 mil. A redução coincide com a criação, pelo INSS, de um novo sistema que permite o cancelamento de descontos indevidos diretamente pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, mecanismo lançado em maio.

As informações sobre a drástica perda de filiados foram incluídas em uma ação movida por Luiz Antônio Adriano da Silva, ex-secretário-geral do Sindnapi. No processo, ajuizado em agosto, Silva contesta a legitimidade da eleição que manteve Milton Baptista de Souza Filho, conhecido como Milton Cavalo, na presidência do sindicato.

Silva, que tem ligação política com o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), rompeu com Milton Cavalo e passou a ser um de seus principais opositores internos. O Sindnapi é comandado pelo mesmo grupo político desde os anos 2000. Milton Cavalo assumiu a presidência em 2023, após a morte de João Batista Inocentini, o João Feio, fundador e dirigente histórico da entidade.

Leia também1 Família revela causa da morte da atriz Diane Keaton; saiba mais
2 Daniela Lima diz que sofreu ameaças e detalha situação
3 Prática da eutanásia é aprovada pelo Parlamento do Uruguai
4 Câmara aprova suspensão de ação penal contra Gustavo Gayer
5 Barroso passará a noite internado para bateria de exames

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.