Leia também:
X Moraes libera visita de familiares a ex-assessor de Bolsonaro

Sindicato de irmão de Lula tentou descontar até do Bolsa Família

Sindicato tentou subtrair valores de beneficiários idosos e com deficiência

Marcos Melo - 21/06/2025 10h10 | atualizado em 23/06/2025 11h36

José Ferreira da Silva, o Frei Chico Foto: Reprodução/Print de vídeo YouTube MyNews

O Sindicato Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), dirigido pelo irmão do presidente Lula (PT), Frei Chico, atuou no início deste terceiro mandato de Lula na Presidência para flexibilizar as regras a fim de subtrair dos contracheques de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) uma mensalidade, sem que o beneficiário autorizasse.

De acordo com o Metrópoles, em um documento assinado pelo então presidente do Sindnapi, João Batista Inocentini, em 30 de janeiro de 2023, constavam diversas reivindicações ao então ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT).

Dentre os pedidos, estava o de autorização para descontos mensais dos benefícios do programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que contempla idosos e pessoas com deficiência, e que também é pago pelo INSS. Apesar da tentativa, a demanda não foi deferida, porque os beneficiários desses programas assistenciais não podem sofrer descontos em sua folha de pagamento.

O autor do documento, Inocentini, morreu em 2023. Desde então, o sindicato é comandado por Milton Cavalo. Já o irmão de Lula, Frei Chico, que compõe a direção da entidade, está no órgão desde 2008. Desde o ano passado, o irmão de Lula assumiu a vice-presidência do Sindnapi.

– É natural que as lideranças procurem o novo governo para fazer as articulações de suas pautas – disse o Sindnapi em nota divulgada.

Leia também1 Derrota do governo: Congresso cria CPMI de fraudes do INSS
2 INSS: 3 mil servidores tinham acesso a dados de aposentados
3 Alvo no caso do INSS fez emendas para afrouxar fiscalização
4 Câmara endurece punição para abandono de vulneráveis
5 Fraudes do INSS: 54% acha ruim ou péssima a atuação do governo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.