Leia também:
X Tebet “aprova” número 2 de Haddad no BC: “Voz do governo”

Simone Tebet sobre inflação de abril: “Teremos uma surpresa”

Ministra crê que inflação ficará um pouco menor que o esperado

Thamirys Andrade - 09/05/2023 11h42 | atualizado em 09/05/2023 12h29

Simone Tebet Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A ministra Simone Tebet, titular da pasta do Planejamento e Orçamento, afirmou que o Brasil terá uma “surpresa” em relação à taxa de inflação do mês de abril. De acordo com ela, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) será um pouco menor que o esperado.

A declaração ocorreu durante sua participação na audiência das comissões de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional do Senado, realizada nesta terça-feira (9).

– Teremos uma surpresa. Sairá uma inflação um pouco menor do que a expectativa – assinalou a ministra, segundo o portal Metrópoles.

O índice de abril será publicado na próxima sexta-feira (12). Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a prévia para abril é de 0,57%. Em março, o IPCA foi de 0,71%.

A previsão do mercado financeiro para o IPCA este ano caiu de 6,05% para 6,02%, após o Banco Central decidir manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano, para controlar a inflação.

A estimativa ainda é superior ao teto da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,25% para 2023, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais, ou para menos. Dessa forma, o BC pretende manter rigorosa a política monetária.

O patamar da Selic vem sendo criticado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O governo quer usar a desaceleração como argumento para pressionar o Banco Central a reduzir a taxa.

– Ele [Roberto Campos Neto, presidente do BC] tem compromisso com quem, com o Brasil? Não tem, ele tem compromisso com o outro governo que o indicou [do ex-presidente Jair Bolsonaro], isso precisa ficar claro. E ele tem compromisso com aqueles que gostam de taxa de juro alto, porque não há outra explicação – reclamou, durante coletiva de imprensa em Londres após a coroação do rei Charles III.

Leia também1 Eletrobras: Nunes Marques vai relatar ação do governo Lula
2 Moraes conduz quase um terço das ações contra Jair Bolsonaro
3 “Curitiba gerou Bolsonaro e tem germe do fascismo”, diz Gilmar
4 Morre no RJ, aos 37 anos, o ex-deputado federal David Miranda
5 Gilmar: Moro é quem deve explicar venda de sentenças

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.