Leia também:
X Renan provoca Wizard: ‘Machões da internet ficam calados na CPI’

Silveira recebe 3ª recomendação de suspensão do mandato

Ao todo, sentenças do Conselho de Ética para o deputado somam onze meses de suspensão

Pleno.News - 30/06/2021 14h58

Daniel Silveira está detido desde o dia 16 de fevereiro
Deputado federal Daniel Silveira Foto: Reprodução/Facebook

Pela terceira vez, o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) recebeu recomendação de suspensão do seu mandato na Câmara, pelo Conselho de Ética da Casa. Nesta quarta-feira (30), a deputada Rosa Neide (PT-MT) apresentou parecer pedindo um afastamento por três meses do parlamentar.

Ele é acusado pelos partido Rede, PSOL e PSB de ameaçar, em vídeo divulgado em maio do ano passado, manifestantes contrários ao governo de Jair Bolsonaro. Esse relatório de Rosa Neide ainda precisa ser votado pelo colegiado, o que deve ocorrer nas próximas sessões.

O deputado é alvo de outros dois casos no conselho. Nesta terça-feira (29), foi aprovado o relatório do deputado Alexandre Leite (DEM-SP) pela suspensão por dois meses na acusação de Silveira ter gravado uma reunião do PSL, em 2019, sem autorização dos colegas.

Em outra representação, Silveira responde por divulgar um vídeo contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e em defesa do Ato Institucional 5 (AI-5). Neste caso, o relator Fernando Rodolfo (PL-PE) recomendou seis meses de suspensão. Este parecer ainda não foi votado, o que também deve ocorrer nas próximas semanas.

Ao todo, as sentenças do Conselho de Ética para Daniel Silveira, reunindo as aprovadas e as pendentes de votação, somam onze meses de suspensão. O regimento da Câmara tem previsão de um afastamento máximo de seis meses, por isso, o presidente do colegiado, Paulo Azi (DEM-BA), irá fazer uma consulta à Mesa Diretora da Casa para saber se será possível somar os meses, ou não.

*AE

Leia também1 Conselho de Ética suspende Daniel Silveira por 2 meses
2 Juíza nega pedido de Flordelis para ser afastada do processo
3 Renan provoca Wizard: 'Machões da internet ficam calados na CPI'
4 Mourão diz que não há espaço para impeachment de Bolsonaro
5 Mandetta elogia o currículo de acusado de pedir propina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.