Leia também:
X Polícia devolve fuzis usados pela escolta de Gabriel Monteiro

Silveira fala em “condição” para aceitar tornozeleira eletrônica

Deputado passou a noite em seu gabinete na Câmara

Pleno.News - 30/03/2022 17h34 | atualizado em 31/03/2022 12h15

Daniel Silveira no plenário da Câmara Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Daniel Silveira (União-RJ) disse nesta quarta-feira (30), no plenário da Câmara, que até aceita usar tornozeleira eletrônica, como determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas apenas depois de os deputados votarem se a decisão do magistrado pode ou não ser aplicada.

Silveira passou a noite em seu gabinete na Câmara numa tentativa de burlar a medida ordenada por Moraes. Em resposta a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro determinou a instalação imediata de tornozeleira eletrônica no deputado. De acordo com a PGR, o parlamentar descumpriu as medidas cautelares impostas quando ele foi autorizado a deixar a prisão.

– O que eu estou dizendo é que até aceito, sim, a imposição da tornozeleira, quando os deputados decidirem se vai ser ou não aplicada. Não adianta eu chegar aqui e dizer aceito, abrir um precedente contra o Poder Legislativo e uma escalada de autoritarismo por uma única pessoa – declarou Silveira.

Em nota, presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), condenou o que chamou de “uso midiático” da Casa, mas também afirmou que a “inviolabilidade” da Câmara é sagrada e defendeu que o Supremo analise os “pedidos” do parlamentar. Lira, contudo, não mencionou a possibilidade de os deputados votarem em plenário se a decisão de Moraes será aplicada ou não. O presidente da Casa está em Alagoas, sua base eleitoral.

O presidente do STF, Luiz Fux, pautou para o dia 20 de abril o julgamento em plenário da ação penal a qual Silveira responde.

*AE

Leia também1 Defesa de Silveira pede fim de tornozeleira e de restrições
2 Girão quer que Moraes explique no Senado atos contra Silveira
3 Decisão de Moraes é inaceitável e inadmissível, diz Daniel Silveira
4 Sarah Poncio revela convite para disputar cargo de deputada
5 Bolsonaro: "Não serão 2 ou 3 que decidirão a contagem de votos"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.