Sessão sobre passaporte vacinal acaba em confusão em Câmara
A briga aconteceu enquanto vereadores discutiam veto à exigência do comprovante vacinal para entrada em alguns locais
Paulo Moura - 21/10/2021 09h32 | atualizado em 21/10/2021 10h26
Uma sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre realizada na quarta-feira (20), em que se discutia o veto da prefeitura da capital gaúcha à exigência do comprovante vacinal contra a Covid-19 na cidade, foi suspensa após uma confusão entre manifestantes contrários ao passaporte vacinal e alguns vereadores.
A discussão começou quando o vereador Cláudio Janta (Solidariedade) discursava em favor da vacina. O parlamentar pediu que a Mesa Diretora fizesse ser cumprido o distanciamento social e o limite de ocupação nas galerias. Foi então que o vereador Roberto Robaina (PSOL) se dirigiu ao público, e uma confusão entre os presentes, com trocas de socos e empurrões, começou.
Em meio à confusão, o vereador Pedro Ruas (PSOL) se dirigiu ao microfone, afirmando que os manifestantes estavam agredindo vereadores. Já o parlamentar Alexandre Bobadra (PSL) disse que um vereador teria agredido um manifestante. O presidente da sessão, Idenir Cecchim (MDB), chegou a pedir o encaminhamento de um manifestante à delegacia. No entanto, não houve prisões.
A Guarda Municipal foi acionada para retirar os manifestantes do local, e a sessão foi retomada, já com as galerias vazias. Os vereadores mantiveram o veto ao passaporte vacinal, já que eram necessários 19 votos para derrubar, e houve 18 votos favoráveis, 14 contrários e duas abstenções. Ainda assim, uma norma estadual exige a apresentação do documento.
Leia também1 Leifert antecipa saída da Globo e deixará o The Voice antes do fim
2 Trump anuncia planos de lançar a TRUTH, sua própria rede social
3 Pastor morre após sofrer AVC enquanto cantava durante culto
4 Combustíveis: Pacheco sugere que cada estado defina seu ICMS
5 Ministro Fux nega pedido de Silveira para afastar Moraes