Sergio Moro perde controle do Coaf: “Lamento o ocorrido”
Deputados votaram para manter órgão no Ministério da Economia
Gabriela Doria - 22/05/2019 22h02

O ministro Sergio Moro sofreu uma nova derrota na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22). Por 228 votos a 210, os parlamentares decidiram manter o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) sob o controle do Ministério da Economia, retirando-o da Justiça.
– Sobre a decisão da maioria da Câmara de retirar o Coaf do Ministério da Justiça, lamento o ocorrido. Faz parte do debate democrático. Agradeço aos 210 deputados que apoiaram o MJSP e o plano de fortalecimento do Coaf – declarou ao O Antagonista.
Na noite desta quarta, a Câmara dos Deputados votou a Medida Provisória 870, que trata da reestruturação dos ministérios. Em um destaque apresentado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), os parlamentares argumentaram que o Coaf está funcionando de forma satisfatória sob o comando do Ministério da Economia.
Partidos alinhados à esquerda (PSOL, PCdoB, PSOL e PSB) e os do chamado Centrão (PP, MDB, PTB, PRB, DEM, Solidariedade e PR) votaram pela transferência do Coaf para a Economia. PSL, PROS, Podemos, Cidadania, Novo e PV orientaram o voto pela permanência na Justiça. PSDB e PSD entraram em conflito sobre o voto.
Agora, a proposta segue para apreciação no Senado.
Leia também1 MP 870: "Câmara vota e tira Coaf do controle de Moro"
2 Moro: "Fala de Bolsonaro sobre STF era para me fortalecer"
3 Câmara aprova texto-base da MP da reforma administrativa