Sergio Moro perde controle do Coaf: “Lamento o ocorrido”

Deputados votaram para manter órgão no Ministério da Economia

Pleno.News - 22/05/2019 22h02

Ministro Sergio Moro sofreu derrota na Câmara Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O ministro Sergio Moro sofreu uma nova derrota na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22). Por 228 votos a 210, os parlamentares decidiram manter o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) sob o controle do Ministério da Economia, retirando-o da Justiça.

– Sobre a decisão da maioria da Câmara de retirar o Coaf do Ministério da Justiça, lamento o ocorrido. Faz parte do debate democrático. Agradeço aos 210 deputados que apoiaram o MJSP e o plano de fortalecimento do Coaf – declarou ao O Antagonista.

Na noite desta quarta, a Câmara dos Deputados votou a Medida Provisória 870, que trata da reestruturação dos ministérios. Em um destaque apresentado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), os parlamentares argumentaram que o Coaf está funcionando de forma satisfatória sob o comando do Ministério da Economia.

Partidos alinhados à esquerda (PSOL, PCdoB, PSOL e PSB) e os do chamado Centrão (PP, MDB, PTB, PRB, DEM, Solidariedade e PR) votaram pela transferência do Coaf para a Economia. PSL, PROS, Podemos, Cidadania, Novo e PV orientaram o voto pela permanência na Justiça. PSDB e PSD entraram em conflito sobre o voto.

Agora, a proposta segue para apreciação no Senado.

LEIA TAMBÉM+ MP 870: "Câmara vota e tira Coaf do controle de Moro"
+ Moro: "Fala de Bolsonaro sobre STF era para me fortalecer"
+ Câmara aprova texto-base da MP da reforma administrativa


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo