Leia também:
X Para frear “vingança”, Feliciano sugere a Deltan deixar o país

Sergio Moro e André Janones trocam farpas nas redes sociais

"Não mudo de opinião segundo quem está no poder, nem propago fake news", declarou senador

Pleno.News - 10/06/2023 15h39 | atualizado em 11/06/2023 13h13

Senador Sergio Moro e deputado André Janones Foto: Pedro França/Agência Senado | Billy Boss/Câmara dos Deputados

O senador Sergio Moro (União-PR) e o deputado federal André Janones (Avante-MG) bateram boca no Twitter nesta sexta-feira (9). O ex-juiz chamou o mineiro de “parlamentar folclórico”, que rebateu apelidando Moro de “assistente de palco” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de “Hello Kitty do Paraná”.

Os dois começaram a discutir após o advogado Rodrigo Tacla Duran compartilhar um vídeo adulterado em que Moro é recebido com protestos em um aeroporto.

Nas imagens, um grupo de pessoas parece gritar “Moro, pode esperar, a sua hora vai chegar”. Duran compartilhou o vídeo com a legenda: “Russo enfrentando a hora da verdade”.

Depois, o senador publicou no Twitter que na realidade a gravação tinha sido feita em 2018. No vídeo original, os manifestantes gritam apenas o nome do ex-juiz.

Janones, então, respondeu ao paranaense dizendo que o vídeo verdadeiro era o que o senador era vaiado.

– Qualquer pessoa com o mínimo discernimento consegue perceber que o segundo vídeo passou por uma edição grotesca para suprimir a parte em que se ouve “pode ser esperar que a sua hora vai chegar”. Essa não colou, marreco. Próxima… – escreveu o deputado mineiro.

Moro retrucou chamando o deputado de “folclórico”.

– Janones, não sou um parlamentar folclórico como V.Ex., não mudo de opinião segundo quem está no poder, nem propago fake news. O vídeo da ovação no aeroporto foi anos atrás e está disponível no YouTube. O fato foi amplamente noticiado – disse.

– Aliás, continuo a circular muito bem nos dias atuais em locais públicos, inclusive em Confins. Quem é vaiado por aí é o seu dono – arrematou.

Janones, então, disse que o senador foi “assistente de palco” de Bolsonaro durante o debate da Band entre os candidatos à Presidência das eleições 2022, depois de acusar o ex-presidente de interferência indevida na Polícia Federal.

– Vossa excelência não propaga fake news. V.Ex. preferia mesmo é usá-las pra condenar réus, vazar conversas pessoais interceptadas e definir um processo eleitoral e coincidentemente assumir um ministério depois? Eu acho que quando falar em “parlamentar folclórico”, é bom se atentar ao espelho – escreveu o deputado.

Janones não parou por aí: publicou dois tuítes em que chamava Moro de “Hello Kitty do Paraná”, e ainda resgatou um vídeo antigo em que o ex-juiz dizia não ser o momento para postular a um cargo político. Ele acrescentou que acredita que o senador será cassado.

Tacla Duran, que postou o vídeo que motivou a discussão, foi apontado pela força-tarefa da Lava Jato como operador financeiro da Odebrecht e hoje mora na Espanha. Ele afirma ter sido alvo de uma tentativa de extorsão em troca de facilidades para clientes em acordos de delação com a força-tarefa de Curitiba.

Na terça-feira (6), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli autorizou Duran a entrar no Brasil, sem o risco de ser preso, para prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados.

*AE

Leia também1 Para frear "vingança", Feliciano sugere a Deltan deixar o país
2 Dino: Roger Waters será preso se divulgar nazismo em show
3 Desembargador é acusado de escravizar mulher surda e muda
4 STF confirma que vaga de Deltan ficará com suplente do Podemos
5 PL libera senadores e direita pavimenta caminho para Zanin

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.