Leia também:
X RJ: Justiça derruba emenda da Alerj e libera venda da Cedae

Sérgio Moro diz que decisão de extraditar Battisti é “acertada”

Presidente Michel Temer assinou o decreto na última semana

Henrique Gimenes - 17/12/2018 17h41 | atualizado em 17/12/2018 17h54

O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

O futuro ministro da Justiça Sérgio Moro afirmou, nesta segunda-feira (17), que a decisão do presidente Michel Temer de extraditar o italiano Cesare Battisti é acertada. Ele comentou o episódio durante uma entrevista no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília.

Battisti é acusado de ter matado quatro pessoas na Itália nos anos 1970 e foi condenado à prisão perpétua em 1993. Ele mora no Brasil desde 2004.

Temer decidiu assinar o decreto de extradição na última semana, após o italiano ter a prisão preventiva decretada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). Para Moro, o asilo foi concedido com “motivações político-partidárias”.

– Na minha avaliação, o asilo que foi concedido a ele anos atrás foi um asilo com motivações político-partidárias. Em boa hora isso foi revisto (…) Não se pode tratar a cooperação jurídica internacional por critérios político-partidários. A decisão é acertada. Lamentavelmente essa pessoa se encontra foragida – explicou.

A situação de Battisti foi um dos assuntos discutidos pelo presidente eleito Jair Bolsonaro durante a visita do embaixador da Itália ao Brasil, Antonio Bernardini. Bolsonaro se comprometeu a tratar da extradição do italiano. Pelo Twitter, o ministro do Interior e vice-premiê italiano, Matteo Salvini, criticou a “boa vida” que o terrorista tem levado no Brasil.

Leia também1 PF divulga 20 disfarces que Cesare Battisti poderia usar
2 Battisti foi visto no litoral de SP há 15 dias, diz delegado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.