Sérgio Camargo “moraliza” lista de personalidades negras
Sandra de Sá, Gilberto Gil e Elza Soares podem deixar de integrar lista de personalidades notáveis da Fundação Palmares
Pierre Borges - 11/11/2020 12h09 | atualizado em 11/11/2020 13h09
Nesta quarta-feira (11), Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, alterou as regras para a inclusão e exclusão de nomes na lista de personalidades notáveis negras.
As novas diretrizes, publicadas no Diário Oficial da União, determinam que a homenagem deverá ser póstuma. As inclusões e exclusões de nomes serão submetidas a um processo administrativo instruído por uma comissão técnica constituída por Sérgio Camargo.
Com a mudança, nomes como Sandra de Sá, Gilberto Gil, Elza Soares e Martinho da Vila podem ser descartados da lista que, atualmente, conta com 91 personalidades. O presidente da Fundação usou o Twitter, às vésperas da alteração, para se pronunciar sobre o documento e afirmou que, além da exclusão de “vários nomes”, novas personalidades que foram negligenciadas também serão incluídas.
https://twitter.com/sergiodireita1/status/1326142591755227136
Os critérios analisados para a inclusão de personalidades, segundo o documento, serão a contribuição histórica no âmbito de sua área de conhecimento ou atuação e os princípios defendidos pelo Estado brasileiro, além de “outros critérios que poderão ser avaliados, de forma motivada, no momento da indicação”.
As alterações começam a valer no dia 1º de dezembro, quando a lista com todos os nomes excluídos e incluídos será divulgada.
Leia também1 Helio Lopes sobre Bolsonaro: 'O sucesso não subiu à cabeça do meu irmão'
2 Defensoria alega racismo em "Black Friday" e notifica lojistas
3 Anvisa autoriza retomada de testes da vacina CoronaVac
4 Datena critica Doria por recusar entrevista e acusa: "Narciso"
5 'Quem não toma a vacina não vai passar o vírus para quem toma'