Leia também:
X Mesmo sem aval da Anvisa, SP começa a fabricar a Butanvac

Senadores vão ao Supremo para tirar Renan da CPI da Pandemia

Parlamentares citam "suspeição" de Renan por conta da possibilidade de que a investigação possa chegar ao filho dele, o governador Renan Filho

Pleno.News - 28/04/2021 13h49 | atualizado em 28/04/2021 14h08

Senador Renan Calheiros durante sessão da CPI da Pandemia Foto: Agência Senado/Edilson Rodrigues

Os senadores Jorginho Mello (PL-SC), Marcos Rogério (DEM-RO) e Eduardo Girão (Podemos-CE) acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a Corte retire o senador Renan Calheiros (MDB-AL) da CPI da Covid em razão de suposta “suspeição”.

Caso o pedido principal não seja atendido, os governistas pedem que a Corte ao menos declare o “impedimento” de Renan.

No mandado de segurança protocolado no STF na noite desta terça-feira (27), os parlamentares vinculam a suposta “suspeição” de Renan ao “parentesco sanguíneo com um possível investigado” (o governador de Alagoas, Renan Filho).

Na sexta-feira (23), Renan Calheiros afirmou, pelo Twitter, que se declarava “parcial” para tratar qualquer tema na CPI que envolva Alagoas.

– Não relatarei ou votarei. Não há sequer indícios quanto ao Estado, mas a minha suspeição antecipada é decisão de foro íntimo – disse ele.

Os governistas também argumentam que Renan já manifestou “posicionamento antecipado contra a Presidência da República e sua gerência” no combate à pandemia da Covid-19.

Aliados do presidente Jair Bolsonaro já tinham feito outras tentativas para impedir que Renan assumisse a relatoria da CPI conforme haviam acordado senadores independentes e da oposição.

Na instalação da Comissão, na manhã de terça-feira (27), o senador Jorginho Mello apresentou uma questão de ordem sobre a suposta suspeição de Renan, questionando ainda o parlamentar indicado como suplente, Jader Barbalho (MDB) – cujo filho é chefe do Executivo do Pará. O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), indeferiu o pedido e foi contra tal decisão

Em outra frente, a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP) havia acionado a Justiça Federal do Distrito Federal para barrar Renan na relatoria da CPI. O juiz Charles Renaud Frazão de Morais chegou a atender ao pedido da parlamentar, mas a liminar foi derrubada pelo Tribunal Federal Regional da 1ª Região na mesma manhã em que a comissão foi instalada.

A decisão do TRF-1 foi dada no âmbito de um recurso do Senado, sendo que o documento já contestava a alegação de que Renan estaria impedido de relatar a CPI por ser pai do governador do Alagoas. No documento, a Casa lembrou que o parlamentar afirmou não pretende relatar ou votar qualquer tema envolvendo o Estado.

*Estadão

Leia também1 CPI: Senadora diz que fala de Flávio Bolsonaro foi "machista"
2 Luiz Lima diz que "Pacheco é um Rodrigo Maia esticado"
3 Web se revolta com CPI e dispara #PachecoTchutchucaDoSTF
4 CPI: Renan promete 'trabalho despolitizado' como relator
5 Senado instala CPI da Pandemia; Renan Calheiros será o relator

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.