Leia também:
X Em ação, MPF quer que governos instituam aborto legal pelo SUS

Senadores preparam ‘dossiê’ para sabatinar Kassio Nunes

Grupo quer levantar histórico do desembargador e posicionamentos sobre temas polêmicas e envolvimento com investigados

Pleno.News - 02/10/2020 17h55

Kassio Nunes Marques Foto: Ramon Pereira/Ascom-TRF1

Enquanto o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), trabalha pela aprovação rápida da indicação do presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), senadores ‘lavajatistas’ preparam um “dossiê” para levantar o histórico do desembargador Kassio Nunes Marques, seus posicionamentos sobre temas polêmicas e envolvimento com investigados.

– Tem que ser apurada a sugestão de que há padrinhos, parceiros e amigos que figuram entre os investigados – afirmou o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

O desembargador também deverá ser provocado sobre a possibilidade de reeleição de Alcolumbre e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Uma ação no STF tenta barrar essa possibilidade, hoje vedada pela Constituição.

A reunião de apresentação de Kassio Marques na casa do ministro Gilmar Mendes, relator do caso, foi intermediada por Alcolumbre.

– É inegável o notável saber jurídico e a reputação ilibada, mas a forma que a escolha foi feita é já chegar pela porta dos fundos – afirmou o líder do PSL no Senado, Major Olimpio (SP).

Mais cedo, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), avisou que a sabatina de Marques não ocorrerá antes do dia 13 de outubro, quando o ministro Celso de Mello se aposenta. A medida, segundo ela, é uma forma de “respeito” ao decano da Corte.

A indicação de Marques por Bolsonaro foi publicada na edição desta sexta-feira, 2, do Diário Oficial da União. O escolhido ainda precisa ser sabatinado na CCJ e ser aprovado pelos senadores na comissão e depois no plenário.

A votação deve ser secreta e com a presença dos senadores em Brasília – desde o início da pandemia da covid-19, o Senado tem feito sessões virtuais. Para ter a sua indicação ao Supremo confirmada, Marques precisa do aval de 41 dos 81 senadores.

*Estadão

Leia também1 'Não conte com puxa-saquismo e hipocrisia', diz Malafaia
2 Sabatina de Kassio só acontecerá após a saída de Celso de Mello
3 "Confio no presidente", diz Carla Zambelli sobre Kassio no STF
4 Bolsonaro oficializa indicação de Kassio Marques para o Supremo
5 STF: Bolsonaro diz que "segunda vaga será para um evangélico"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.