Leia também:
X Faca do atentado contra Bolsonaro pode ir para museu

Senador vai ao STF pedir que seja aberta CPI do Esporte

Ainda sem relator, caso será definido por sorteio a partir de segunda-feira

Ana Luiza Menezes - 06/09/2019 20h22 | atualizado em 06/09/2019 20h23

Senador Jorge Kajuru Foto: Reprodução

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) entrou com pedido de mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal para que o presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), abra imediatamente uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Esporte.

O caso ainda não tem um relator, será definido por sorteio a partir da segunda (9). O ministro poderá negar o pedido ou determinar que Alcolumbre instale a CPI.

O advogado do senador, Rogério Paz Lima, protocolou o pedido na tarde desta sexta (6) – um mês depois que o senador havia conseguido assinatura de 50 senadores para criação da CPI do Esporte. Lima escreve que o senador, juntamente de outros 41 parlamentares, solicitou que Alcolumbre instalasse a comissão para investigar a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

No requerimento, Kajuru pediu que seja criado uma CPI de 11 titulares e 7 senadores “para investigar a prestação de contas referente ao período de 2008 a 2018, de convênios, contratos, patrocínios e parcerias firmados entre a Administração Pública Federal, direta e indireta” com as entidades.

O trabalho terá duração de 180 dias e um orçamento de R$ 110 mil. O senador afirma que, apesar de a organização do esporte começar de forma privada, por meio de clubes e associações, o Estado acaba concedendo benesses a alguns e se furtou do dever de fiscalizar gestões.

Essa seria a segunda CPI no esporte realizada nos últimos cinco anos. Em 2015 houve a do Futebol, do senador Romário (PSB-RJ), com o objetivo de apurar denúncias sobre a CBF e o Comitê

Organizador Local da Copa do Mundo (COL). Mas, segundo Kajuru, “a bancada da bola agiu e nenhum esclarecimento real foi dado à sociedade brasileira.”

Dessa vez, o senador acusa Alcolumbre de ceder aos ‘lobistas da CBF’. Apesar de o requerimento ter colhido assinatura da maioria no Senado, a CPI precisa ser acatada pelo presidente.

– Dias depois que conseguimos assinaturas para pedir a CPI, o Senado recebeu uns seis lobistas da CBF. O Davi me chamou, pediu sigilo e disse para eu deixar a investigação sobre a CBF para depois. Pediu para começar pelo COB [Comitê Olímpico Brasileiro] – disse o senador à reportagem.

A reportagem entrou em contato com assessorias de imprensas de Alcolumbre e da CBF, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

*Folhapress

Leia também1 Faca do atentado contra Bolsonaro pode ir para museu
2 Pai de Augusto Aras diz que filho nunca foi de esquerda
3 Bolsonaro quer ter evangélicos cada vez mais próximos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.