Leia também:
X Moraes manda PF marcar oitiva de Bolsonaro sobre atos no DF

Senador Rogério Marinho aciona STF contra decretos de Lula

Parlamentar argumenta que a medida extrapola os limites do Executivo

Pleno.News - 14/04/2023 17h07 | atualizado em 14/04/2023 17h54

Rogério Marinho Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), pediu nesta sexta-feira (14), ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão imediata dos decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que alteraram o marco do saneamento.

O parlamentar argumentou que a medida extrapola os limites do Executivo e viola o direito da população de acesso universal ao saneamento básico de qualidade, previsto na Constituição. Marinho era ministro do Desenvolvimento Regional – antiga pasta responsável pelo setor – quando a lei de 2020 foi aprovada, no governo Jair Bolsonaro.

O senador também afirmou que os decretos de Lula atrasam a desestatização do segmento e privilegiam uma política “defasada” e “falida”.

– A estatização do serviço já se mostrou ineficiente e infrutuosa. Essa tentativa de loteamento político, típico do PT, acaba por negar saúde e dignidade para milhões de brasileiros – declarou o líder oposicionista, em nota.

As medidas editadas pelo presidente, no último dia 5, abrem caminho para que estatais estaduais continuem operando os serviços de água e esgoto sem licitação, por meio dos chamados contratos de programa; o que quebra um dos fundamentos da lei sancionada em 2020.

Há uma conta de que 1.113 municípios poderão voltar a acessar recursos federais de saneamento depois da permissão trazida pelos decretos para regularização dos contratos.

– Os decretos atentam contra a Constituição, pois convalidam contratos irregulares e entregam o serviço de Saneamento, sem licitação, a estatais sem capacidade de investir para universalizar os serviços de água e esgoto – escreveu Marinho no Twitter.

Em meio a críticas aos decretos no Congresso, o Palácio do Planalto chegou a convocar uma reunião com líderes partidários da base aliada para esta quinta (13), mas teve de cancelar o encontro após o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), chamar as lideranças para uma conversa na mesma manhã. Ainda não há uma nova data para a reunião ocorrer.

No último dia 7, o partido Novo também entrou com ação no STF para pedir a derrubada dos decretos de Lula sobre saneamento. A sigla disse que as medidas têm o objetivo de “repristinar o velho compadrio político das companhias estaduais de saneamento básico, com prejuízo ao atendimento das metas de universalização ainda nesta década”.

O processo do Novo é relatado pelo ministro Luiz Fux, relator de ações pelas quais a Corte declarou a validade do marco legal em 2021.

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, defendeu os decretos e disse esperar que o Congresso mantenha as mudanças no marco legal do saneamento.

– O que queremos é o que todo liberal tem defendido, liberdade de escolha para os municípios, para os estados. Não podemos engessar em um modelo apenas a solução – disse, em entrevista à CNN Brasil nesta terça (11).

*AE

Leia também1 Moraes manda PF marcar oitiva de Bolsonaro sobre atos no DF
2 Governo petista terá de explicar compra de sofá por R$ 65 mil
3 Vídeo: Moro sugere que Gilmar Mendes vende habeas corpus
4 STF nega recurso de mulher que abortou; enfermeira denunciou
5 Janja tentou comprar uma mesa de R$ 200 mil, mas foi "brecada"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.