Leia também:
X Já no 1º discurso, Lula mente ao dizer que foi “inocentado”

Senador quer limitar decisões monocráticas no STF e no STJ

Medida ocorre após o ministro Edson Fachin anular todas as condenações de Lula na Lava Jato

Henrique Gimenes - 10/03/2021 17h35 | atualizado em 10/03/2021 18h08

Ministro Edson Fachin, do STF Foto: STF/Nelson Jr.

Buscando mais segurança jurídica para o Brasil, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) decidiu protocolar um projeto de lei (816/2021) com o objetivo de limitar as decisões monocráticas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A medida ocorre após o ministro Edson Fachin, do STF, decidir anular todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na operação Lava Jato.

A ideia é fazer com que as decisões monocráticas de ministros, quando tratarem da nulidade de atos praticados em processos penais, só tenham “eficácia após ratificação por órgão colegiado”.

Como justificativa para o projeto, o parlamentar apontes que a “A decisão [de Fachin] foi tomada diversos anos após o início daquelas ações penais, após intensos e desgastantes julgamentos tornados públicos pelo 4º Tribunal Regional Federal a pelo próprio Supremo. A decisão tomou a comunidade jurídica de assalto e trouxe ainda mais insegurança jurídica para nossos país”.

Em sua decisão, Fachin considerou que a que a Justiça Federal do Paraná não teria competência para julgar os casos. Os processos foram encaminhados à Justiça do Distrito Federal.

Marcos do Val, no entanto, apontou que a “extemporaneidade da decisão monocrática do relator dos processos da Operação Lava Jato apenas demonstra algo que esse Parlamento há anos observa: o quão é perigoso o poder de decisão monocrático de um ministro, máxime na seara penal”.

Leia também1 Já no 1º discurso, Lula mente ao dizer que foi "inocentado"
2 Lula ironiza Moro: "Deve estar sofrendo mais do que eu sofri"
3 Maia elogia Lula e diz que Jair Bolsonaro é 'acidente da história'
4 Humoristas ironizam decisão de Fachin que "liberou" Lula
5 Lula critica Globo, que responde: "O ex-presidente está errado"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.