Leia também:
X Ex-prefeito é condenado por desviar cilindro de oxigênio

Senador protocola pedido de CPI para investigar STF

Decisão depende do presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Comissão também deve abordar outros tribunais superiores

Henrique Gimenes - 19/03/2019 21h57

Ministro Dias Toffoli, presidente do STF Foto: Agência Brasil/José Cruz

Nesta terça-feira (19), o senador Alessandro Vieira (PPS-SE) protocolou um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os tribunais superiores do Brasil. O parlamentar conseguiu 29 assinaturas, duas a mais que o necessário para criar a CPI do Judiciário.

Após apresentar o pedido, os parlamentares passaram a sessão discutindo a necessidade da criação da CPI.

De acordo com a Agência Senado, Vieira disse que seu objetivo não era iniciar uma guerra entre poderes, mas apenas esclarecer fatos sérios existentes no Supremo Tribunal Federal (STF) e em outras cortes superiores.

– Ninguém está buscando guerra entre os poderes, mas existem poderosos que estão se escondendo nas suas respectivas instituições e tentando criar esse tumulto. Isso não vai prosperar. Existem fato sérios, alarmantes, que envolvem pessoas que ocupam cargos relevantes na nossa Suprema Corte e em outros tribunais superiores. Existem problemas notórios estruturais no Judiciário brasileiro. É preciso trazer esse debate para o Senado Federal, que é a Casa preparada pela Constituição para isso

O senador Arolde de Oliveira (PSC-RJ) disse que entende a indignação da população, mas explicou que a CPI não é o instrumento correto para se analisar “crimes” que tenham sido cometidos por ministros do STF, e sim o impeachment.

– A Constituição dá os mecanismos de correção, e o único visível e viável é realmente o impedimento [impeachment], desde que haja denúncia com um fato bem substanciado sobre um ministro A, um ministro B ou um ministro C. Não existe a figura de uma CPI sobre outro poder. Não podemos fazer uma CPI sobre o Poder Executivo. Devemos saber onde está ocorrendo o crime e ali sim fazer essa intervenção – explicou.

Ao final, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que os advogados irão analisar o pedido antes dele decidir se irá ou não instalar a CPI.

Leia também1 Lindbergh é o 1º beneficiado após decisão do STF
2 Ministro ironiza protestos contra STF: "Podem espernear"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.