Leia também:
X Jair Bolsonaro chama Barroso de “imbecil” ao pedir voto auditável

Senador petista irá ao STF contra Braga Netto por emissão de nota

Ministro da Defesa repudiou as acusações de Omar Aziz contra as Forças Armadas

Pierre Borges - 09/07/2021 13h11 | atualizado em 09/07/2021 13h48

General Braga Netto, ministro da Defesa Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O senador petista Rogério Carvalho declarou nesta sexta-feira (9) que vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Defesa, general Braga Netto. O ministro emitiu, em conjunto com os comandantes das Forças Armadas, uma nota oficial de resposta às acusações feitas pelo presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz.

O senador petista argumenta que, ao emitir a nota, Braga Netto teria cometido crime de responsabilidade.

– Encaminhei uma carta pedindo explicações ao ministro [Braga Netto] e, depois, devo ingressar com uma ação por crime de responsabilidade contra o Braga Netto no STF – afirmou o petista ao canal Brasil de Fato, no YouTube.

Rogério Carvalho afirmou que a nota dos militares possui “caráter golpista, intervencionista, antidemocrático” e descreveu a atitude dos comandantes das Forças Armadas como abominável.

– É um ato de insubordinação, é um ato de ameaça, é um ato muito agressivo, e eu diria abominável, do ponto de vista da democracia brasileira. É uma agressão – disse o senador.

Na opinião do senador petista, a nota não foi contra Aziz, mas contra o Senado.

– Não é aceitável o país que não seja democrático. Não sei o que passa pela cabeça deles. Considero que o Braga Netto cometeu crime de responsabilidade. Ele tem que responder por isso, por atacar a democracia e as instituições democráticas – declarou Carvalho.

ENTENDA
Durante a sessão de quarta-feira (8) da CPI, o senador Omar Aziz disparou críticas aos militares do governo, acusando-os de corrupção. O presidente da Comissão disse ainda que “os bons das Forças Armadas” deveriam estar envergonhados.

Após a declaração, o ministro Braga Netto e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica assinaram em conjunto uma nota repudiando as declarações do senador e afirmando que “as Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às Instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro”.

Leia também1 Aziz acusa militares do governo de corrupção durante CPI
2 Ministro da Defesa e comandantes das Forças Armadas repudiam declarações de Aziz
3 Jair Bolsonaro chama Barroso de "imbecil" ao pedir voto auditável
4 Bolsonaro desafia: 'Caguei pra CPI. Não vou responder nada'
5 Presidente do Clube Militar endurece o tom com Aziz e STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.