Leia também:
X Cubana Zoe Martínez expõe Lula: “O PT quer esconder isso”

Senador pede que STF obrigue Bolsonaro a entregar lista do “orçamento secreto”

Solicitação foi apresentada à Corte por Alessandro Vieira, do PSDB

Pleno.News - 17/10/2022 20h18 | atualizado em 18/10/2022 12h01

Presidente Jair Bolsonaro Foto: EFE/ Joédson Alves

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) pediu, nesta segunda-feira (17), que o Supremo Tribunal Federal (STF) obrigue o presidente Jair Bolsonaro (PL) a apresentar os documentos sobre o chamado “orçamento secreto” citados no debate deste domingo (16).

Bolsonaro mostrou o que disse ser uma lista com nomes de parlamentares do PT que teriam sido agraciados com recursos das emendas de relator-geral.

– Eu jamais daria dinheiro para essa turma toda aqui se não tivesse votado comigo – afirmou o presidente sem citar os nomes.

E continuou:

– Eu posso até trazer, em uma outra oportunidade, mais nomes que receberam fortunas desse dito orçamento secreto – acrescentou Bolsonaro.

O STF determinou, em dezembro do ano passado, que o governo e o Congresso dessem publicidade à destinação dos recursos e tornassem pública toda a documentação que embasou os pedidos e a distribuição das verbas.

O tucano alega que o governo federal “vem se recusando a fornecer” os dados ao tribunal.

– É de inegável interesse não só deste Tribunal como também de toda a sociedade que o sr. presidente da República dê publicidade aos documentos que apontam as indicações de emendas a parlamentares, especialmente considerando que o próprio Poder Executivo já descumpriu decisão exarada por Vossa Excelência no sentido de apresentar a lista em comento – afirmou o senador.

O ministro da Controlaria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, disse no Twitter que não teve acesso aos nomes dos parlamentares que pediram verbas do orçamento secreto.

– Quem tem essa informação é o relator. Quando tivermos colocaremos no portal [da transparência do governo federal]. O Congresso já começou a colocar no site alguns beneficiários. Você pode checar. Não sei se está completo – respondeu a um usuário.

*AE

Leia também1 Evangélicos criticam PT por ação contra AD em Belém
2 Cubana Zoe Martínez expõe Lula: "O PT quer esconder isso"
3 Ex-jogador Raí faz propaganda para Lula durante premiação
4 Governador do TO anuncia apoio a Bolsonaro no 2º turno
5 Filho de Leonardo após apoio do pai a Bolsonaro: "Tô triste"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.