Leia também:
X Alckmin diz que governo atual “é o PT de ponta-cabeça”

Senador afirma que Coaf deve seguir no Ministério da Justiça

Ministro Sérgio Moro também defendeu a permanência do órgão na pasta

Jade Nunes - 06/05/2019 13h30 | atualizado em 06/05/2019 14h19

Senador Fernando Bezerra Foto: Agência Senado/Pedro França

O líder do governo no Senado e relator da medida provisória que reestruturou os ministérios, Fernando Bezerra (MDB-PE), afirmou nesta segunda-feira (6) que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) deve seguir no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O órgão é um dos braços de inteligência financeira do governo federal que atua, principalmente, na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro.

– A gente vai manter o Coaf no Ministério da Justiça no nosso relatório. Agora, é evidente que precisa fazer um trabalho de convencimento, de mobilização para que nessa matéria, que certamente será destacada no plenário da comissão, o governo possa construir a maioria para a manutenção do Coaf no Ministério da Justiça – disse o senador após reunião com o ministro Sérgio Moro nesta manhã.

O relatório a que o senador se referiu é o encaminhado à uma comissão especial, formada por deputados e senadores, que avaliará se o Coaf continua ou não no ministério comandado por Moro, dentre outros pontos. O documento precisa de maioria para ser aprovado. A partir daí, ele segue para votação nos plenários da Câmara e do Senado. Caso seja aprovado, se torna lei.

Um grupo de parlamentares defende que a instituição deva ser transferida para o Ministério da Economia. Mas na última semana, Moro defendeu que o Coaf permaneça abrigado em seu ministério.

Leia também1 Alckmin diz que governo atual "é o PT de ponta-cabeça"
2 RJ: Alunos deixam aulas para protestar contra Bolsonaro
3 Em evento, Bolsonaro defende ensino de colégios militares

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.