Leia também:
X Após cliente morrer, advogada ‘parabeniza’ demora de Weber

Senado vota Previdência nesta terça-feira após adiamentos

Proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ir ao plenário

Paulo Moura - 01/10/2019 07h32 | atualizado em 01/10/2019 07h36

Senado adiou votação da reforma da Previdência Foto: Agência Senado/Roque de Sá

Após adiamentos na última semana, a votação do primeiro turno da reforma da Previdência deve acontecer no fim da tarde desta terça-feira (1º) no Senado. A análise da pauta vai acontecer depois que ela passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o que deve acontecer ainda no período da manhã..

Entre as alterações previstas na reforma, estão as regras para o acesso a aposentadorias e a economia prevista com a proposta é de R$ 870 milhões em 10 anos. O texto estabelece ainda idades mínimas de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

Para que a aprovação seja confirmada, pelo menos 49 senadores precisam ser favoráveis ao texto submetido. Se for aprovado em primeiro turno, o texto ainda vai passar por uma segunda votação, que pode ocorrer na próxima semana. Nesta terça, o plenário deve votar primeiro o texto-base e, depois analisar os destaques, sugestões de alteração no conteúdo da reforma.

A proposta passou por uma série de adiamentos na última semana, que era quando ela deveria ser votada. Na última terça-feira (24), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), convocou uma sessão do Congresso para análise de vetos presidenciais, entre os quais, os vetos ao texto sobre abuso de autoridade. Com isso, a votação foi transferida para quarta-feira (25).

Na quarta, porém, houve novo adiamento. Dessa vez, para que senadores participassem de uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, sobre a operação que teve como alvo o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). No mesmo dia, além de outra sessão do Congresso, os senadores participaram da sabatina e votação de Augusto Aras, indicado por Jair Bolsonaro para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Leia também1 Alcolumbre: 'Previdência deve ser votada nesta terça-feira'
2 Guedes diz que economia do Brasil começou a reagir
3 Votação da Previdência é adiada para próxima semana

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.