Leia também:
X MP do Maranhão aciona empresa por estátua instalada em São Luís

Senado: Relator aprova nome de Jorge Messias para o STF

Votação na Comissão de Constituição e Justiça deve ocorrer no fim do mês

Henrique Gimenes - 14/04/2026 21h46 | atualizado em 14/04/2026 21h59

Jorge Messias, advogado-geral da União Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil.

Nesta terça-feira (14), o relator da indicação do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) apresentou seu parecer. No texto, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) disse ser favorável ao nome de Messias.

A votação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve acontecer no final de abril. A votação no plenário também está marcada para o mesmo. Para ser aprovado, Messias precisa contar com os votos favoráveis de 41 dos 81 senadores.

– Como Advogado-Geral da União, sua atuação se destaca pelo perfil conciliador e de diálogo com os diferentes setores. Sob sua liderança, a AGU posicionou a conciliação como uma política de Estado, priorizando a segurança jurídica por meio da realização de acordos judiciais e extrajudiciais – apontou Weverton no parecer.

O nome do AGU foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a vaga de Luís Roberto Barroso, que se aposentou do STF no ano passado.

Leia também1 Câmara elege Odair Cunha, do PT, como ministro do TCU
2 Ministro Nunes Marques é eleito o novo presidente do TSE
3 Lula impõe condições para que Neymar jogue a Copa do Mundo
4 Michelle lamenta saída de Soraya da disputa por vaga no TCU
5 Soraya Santos desiste do TCU e PL passa a apoiar Elmar Nascimento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.